O Caso da Toshiba
Por: RaimundoAraujo • 2/9/2019 • Resenha • 269 Palavras (2 Páginas) • 1.615 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DESENVOLVIMENTO EM JOGOS DIGITAIS
Resenha Crítica de Caso
Aluno
Trabalho da disciplina : GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
Tutor: Prof. xxx
Aracaju
2019
ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA
TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA
CORPORATIVA FALHOU
Referências: MITSURU MISAWA
Em 21 de julho de 2015, o CEO da Toshiba (OTCBB: TOSBF), Hisao Tanaka, anunciou sua demissão diante de um escândalo contábil vinculado a cerca de US $ 1. 2 bilhões em lucros operacionais exorbitantes. As particularidades do escândalo surgiram no dia anterior quando um painel de apuração independente publicou um relatório mostrando as irregularidades contábeis em detalhes. Uma contabilidade inapropriada foi encontrada ao longo de sete anos, envolvendo dois ex-CEOs no escândalo ao lado de Tanaka. O relatório investigativo revelou que os CEOs não instruíram diretamente ninguém a cozinhar os livros, mas sim colocou uma pressão imensa sobre os subordinados e esperou que a cultura corporativa produza os resultados que eles queriam.
A partir de 2015, o conglomerado operava unidades de negócios em escala mundial em uma variedade de indústrias diversas, incluindo semicondutores, eletrônicos pessoais, infra-estrutura, eletrodomésticos e equipamentos médicos. A Toshiba registrou vendas mundiais líquidas de mais de US $ 63 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015. Empregava mais de 200 mil pessoas em todo o mundo.
As práticas contábeis da Toshiba apontam para o desenvolvimento de uma situação de alta pressão em que os executivos deveriam encontrar metas difíceis em um ambiente desafiador. Isso, em combinação com a cultura descendente da organização, que gerou a expectativa de que os funcionários deveriam demonstrar fidelidade cega aos funcionários superiores, resultou em práticas contábeis indesejáveis e ilegais, não relatadas.
...