O Coaching e Mentoring
Por: Dioneamparomota • 4/6/2019 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA
DIONE DO AMPARO MOTA
MATRÍCULA: 20182301080
TRABALHO DA DISCIPLINA
COACHING E MENTORING
MARICÁ – RJ
2019
Considerações da minha resposta referente aos tópicos solicitados:
- Se Stephen está ou não praticando coaching ou mentoring em sua estratégia, justificando sua resposta;
Não. Pois está trabalhando com porcentagem, resultados. E não com melhorias de desempenho de pessoas na organização, que caracterizaria como coaching. Na verdade ele está usando outro caminho para alcançar seu objetivo, diferentemente do coaching. E também não seria o mentoring, pois o mentoring utiliza o compartilhamento de saberes técnicos entre o mentor e o colaborador. Ele é um processo de orientação, não possui um objetivo de desempenho, basicamente de desenvolvimento pela aprendizagem.
- Que papel (is) de um gestor (Un.3 – Aula 2, on-line) você recomendaria para Stephen adotar, justificando sua resposta;
Recomendaria para Stephen o Papel Interpessoal que destacaria a liderança e o Decisorial onde destacaria o empreendedorismo.
Na liderança, envolve todas as atividades interpessoais nas quais há alguma forma de influência. Onde o gestor tem a capacidade de mobilizar as pessoas para fazerem alguma coisa, para alcançar os objetivos esperados. E no empreendedorismo, onde envolvem os papéis de decisão, resolução de problemas e a tomada de decisões. É a capacidade de arriscar, investir em projetos, ter uma visão de futuro. Segundo Henry Mintzberg, a formação de gerentes reside no desenvolvimento das habilidades. Onde ele identificou oito habilidades gerenciais existentes: habilidade de relacionamentos, de liderança, de resolução de conflitos, de processamento de informações, de tomada de decisões, de alocações de recursos, de empreendedor e de introspecção.
- Que tipo(s) de método(s) de avaliação de desempenho (Un.3 – Aula 3, on-line e livro) você recomendaria para o caso, justificando sua resposta;
Avaliação por competência. A avaliação de desempenho por competência é importante, pois é uma ferramenta que aumenta o estímulo e a motivação para trabalhar. A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades. Na avaliação de desempenho por competências, o colaborador tem um papel ativo na sua avaliação e no seu desenvolvimento, uma vez que participa da avaliação, ajudando a definir seus pontos fortes e fracos, bem como seu potencial.
- Que estratégia(s) individual (ias) para a prática do mentoring (Un.4 – Aula 2, livro) poderia(m) ser usadas em substituição à estratégia adotada por Stephen, justificando sua resposta.
Acredito que possam ser usadas em substituição: esclarecer as expectativas – onde os mentores esclarecem suas próprias expectativas e a dos aprendizes. Incluindo discussão das funções do mentor que são esperados. E envolver-se em modelagem intencional – aonde mentores intencionais vão além da modelagem circunstancial. Estão sempre pedindo a seus aprendizes para vê-los realizar tarefas específicas profissionais.
Mentoring é a aprendizagem fortalecida por um relacionamento entre um mentor e um mentoreado, através de uma troca de informações e conhecimentos. É importante lembrar eu o mentor não decide, o mentor orienta; o mentor não traz respostas, o mentor incentiva a reflexão e que o mentor deve respeitar a confidencialidade da relação.
...