O Crescimento Do Comércio Digital: Um Estudo De Caso Da Magazine Luiza-Magalu
Por: larissalinombb • 21/2/2024 • Trabalho acadêmico • 2.069 Palavras (9 Páginas) • 65 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO NORDESTE
PROCESSOS GERENCIAIS
Larissa Lino de Sousa
(Projeto integrador III - Noturno)
O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO DA MAGAZINE LUIZA-MAGALU
Fortaleza – Ceará
2022
[pic 2]
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO NORDESTE
PROCESSOS GERENCIAIS
Larissa Lino de Sousa
(Projeto integrador III - Noturno)
O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO DA MAGAZINE LUIZA-MAGALU
Projeto integrador apresentado ao Curso de Graduação Tecnológica da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Nordeste, em cumprimento ao requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo.
Prof.(s) Orientador(es): Prof. Álvaro Pereira da Costa & Profª. Ms. Larissa Torres Ferreira
[pic 3]
Fortaleza – Ceará
2022
SUMÁRIO
1 CONTEXTUALIZAÇÃO.................................................................................................04
2 JUSTIFICATIVA..............................................................................................................04
3 OBJETIVOS.....................................................................................................................05
3.1 Objetivo Geral................................................................................................................05
3.2 Objetivos Específicos.....................................................................................................06
4 CRONOGRAMA..............................................................................................................06
5 REFERENCIAL TEÓRICO……………….…………………..………………...............07
6 METODOLOGIA………………………………………………………………………..09
REFERÊNCIAS....................................................................................................................10
1 CONTEXTUALIZAÇÃO
Não é de hoje que notamos a constante evolução do homem, seja ela englobada à ciência, linguagem ou genética. Com as mudanças influenciando na adaptação do indivíduo em meio a sociedade, estamos nos tornando mais ajustáveis às esferas sociais.
Assim como as espécies mudam, as condições em que elas vivem devem ser aprimoradas, para suprir suas necessidades. No empreendedorismo não é diferente, já que o mercado vem evoluindo, inovando e aumentando as expectativas do que antes era apenas um termo, criado pelos franceses, para distinguir o empreendedor do capitalista. Segundo o Portal Educação, na década de noventa houve a abertura da economia no Brasil, o que acabou impulsionando as atividades empreendedoras, revelando assim, diferentes categorias nessa área, o mercado desde então, fazendo-se rigoroso, torna assim imprescindível a personalidade criativa e inovadora.
Baseado no Consultor e treinador Diego Arruda (2021), muitas pessoas decidem abrir um negócio para realizar um sonho e, também, para ter mais qualidade de vida. Ele ressalta que desde 2020, com a nova era digital surgiram novas oportunidades para quem deseja empreender, eliminando assim a necessidade de locação do imóvel comercial para começar seu negócio, já que a internet passou a possibilitar isso. Tendo em vista essas melhorias hodiernas surge a indagação de como serão as características do empreendimento varejista que obteve sucesso na adequação desse contexto tecnológico?
2 JUSTIFICATIVA
Segundo o artigo Empreendedorismo e Crescimento Econômico: Uma Análise Empírica, é citado que um dos principais veículos da atividade empreendedora é a pequena empresa. Nos últimos anos, as pequenas empresas brasileiras geraram mais empregos do que as empresas com 100 ou mais empregados (Barros & Sidsamer, 1983, p. 50). O ressurgimento da importância dos pequenos negócios no mundo está documentado em diversos estudos (Thurik, Wennekers, & Uhlaner, 2002).
O empreendedorismo é extremamente importante para a economia do Brasil, pois é comprovado que um dos principais meios de atividades empreendedoras são advindos das empresas de pequeno porte (Barros & Pereira p. 978, 2008).
Hodiernamente, o surgimento de novos empreendedores têm aumentado, são amplas as oportunidades fornecidas para empreender, principalmente por meios digitais, pois a sociedade busca frequentemente avanços tecnológicos no âmbito empresarial, com isso as características do empreendedor tradicional torna-se melhorada para esse novo segmento, para que seu novo perfil seja comunicativo, criativo, conhecedor do nicho em que deseja engajamento, fazendo assim o uso da ousadia, preparando-se para arriscar-se em prol da melhoria contínua.
Nos últimos dois anos, o Brasil vem passando pela Pandemia mundial do novo COVID-19, surto esse que impactou a economia do país. Durante esse fenômeno muitas empresas tiveram suas atividades interrompidas, e outras fecharam. Em contrapartida, "nos tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços” (autor desconhecido). À medida em que empreendimentos entravam em colapso, outros surgiam da oportunidade que os meios virtuais trouxeram com a evolução do mercado. Nesse período atípico para o comércio varejista, acelerou-se a busca pelo marketing digital e procura online. É de suma importância a adaptação do empreendedor, tomando como exemplo a pandemia, várias empresas tiveram que adaptar sua prestação de serviço para meios digitais e de delivery, já que seus possíveis clientes estavam em quarentena em suas residências.
Para se adequar a esse cenário, um varejista atento às mudanças e necessidades da sociedade, deve sempre apresentar estratégias de marketing particulares, já que esse segmento exige respostas rápidas no que sucedem as ações para o público alvo.
O empresário do Varejo encontrou uma nova maneira de empreender em tempos difíceis, ampliando seus horizontes, inovando sua contribuição para o mercado, ajudando a gerar emprego e girando a economia do País.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
- Analisar a evolução do comércio varejista através dos canais digitais.
3.2 Objetivos Específicos
...