O DESENVOLVIMENTO.
Por: fabianasilva • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 819 Palavras (4 Páginas) • 116 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4
3 CONDIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6
4 BIBLIOGRAFIA 7
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste texto e contar o fato ocorrido de acordo com meu ponto de vista. expor a minha idéia e opinião nas visões que se aplicam ao Recursos Humanos.
Por ultimo, o meu trabalho vem apresentar o ocorrido em relação a atitude tomada pela empresa no caso o HSBC com relação aos seus funcionários.
2 DESENVOLVIMENTO
E do nosso conhecimento que todo trabalhador tem direito ao afastamento do trabalho ser for constado pelo medico e perito do INSS a incapacidade laborativa do empregado.
O auxilio doença será devido ao empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data de inicio da incapacidade e enquanto permanecer incapaz (3º e 4º parágrafo do art. 60 lei n 9.876 de 26/11/99).
Este e portanto um direito do trabalhador assegurado por lei mas, que nem sempre e aceito por algumas empresa. O banco HSBC foi condenado pelo juiz Felipe Calvet da 8º vara do trabalho de Curitiba a pagar indenização por danos morais a 152 funcionário do banco que estavam na condição de afastados do trabalho por motivo de doença. A empresa passou por cima dos princípios éticos, e morais ao tomar a atitude de contratar um empresa no ramo da espionagem para vigiar os trabalhadores e ter informações sobre a vida intima e pessoal de cada um. A empresa contratada seguia os funcionários, abordava os com disfarces mexia no lixo domestico alem de entrar nas casas e tirar fotos. Depois era montado o dossiê dos funcionário e nesses dossiês constava: horários de saída e de volta a residência, para onde os funcionários iam, como iam, que tipo de roupa usavam, o que consumiam, se possuíam bens e posses e ainda informações sobre a família.
O objetivo da empresa em questão era saber se os funcionários estavam realmente doentes, impossibilitado de realizar atividades e se eles estavam exercendo durante esse tempo algum tipo de atividade com fins lucrativos. O ministério do trabalho recebeu a denuncia da federação dos trabalhadores, fez a investigação, comprovou e ajuizou a ação. Com o julgamento em primeira estância a empresa foi condenada a pagar indenização no valor de R$67.500.000,00 para os funcionários espionados.
Ao tomar essa atitude a empresa infligiu varias regras e princípios dentre eles:
a) O direito a intimidade e a vida privada configura-se como uma tutela asegurada ao individuo para que esse possa repelí a interferencia de terceiros em sua esfera intima de vida.
b) Principios:
- Éticos; Agir dentro dos padrões convencionais, proceder bem, e não prejudicar o próximo. cumprir as leis e valores estabelecidos pela sociedade.
- Morais. Valores estabelecidos coletivamente a partir da consciência individual que distingue o bem do mal o certo do errado.
Controle das Informações. A empresa não podia passar os dados dos funcionários para nenhuma outra empresa.
O ministério do trabalho só conseguiu reunir provas contra a empresa porque houve um vazamento de informação. O banco achando que os funcionários afastados era prejuízo para o empresa investiu dinheiro (de forma errada) na espionagem tentado assim solucionar o problema. Com isso
...