O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Por: Lidy Silva • 3/12/2019 • Artigo • 960 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Pitágoras – Fama
Bacharelado em Administração
Componentes: Antônio Wanderson, Luís Paulo Bastos
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
INDÚSTRIA 4.0
São Luís – MA
2019
Quarta revolução industrial ou Industria 4.0 é um termo recente que explica a aplicação das novas tecnologias nos principais processos industriais. É um conceito que engloba automação e tecnologia da informação, além das principais inovações tecnológicas desses campos.
Tudo começou com a primeira revolução industrial que ocorreu há mais de 200 anos e foi considerada marcante para humanidade com o surgimento da mecanização, e logo em seguida com a produção em série e a energia elétrica, se eclodiu a segunda revolução industrial. Já no século XX veio a terceira revolução marcada pela automatização e chegada dos computadores às fábricas. Por último chegamos a quarta revolução industrial ou Industria 4.0, termo que surgiu a partir de um projeto de estratégias do governo alemão focadas em tecnologia e foi utilizado pela primeira vez em 2011, durante a Feira de Hannover.
Neste novo momento que estamos vivendo existe uma completa fusão do mundo real com o virtual, de modo que tudo pode ser medido, analisado e por fim otimizado, englobando toda a cadeia de valor da organização e revolucionando a maneira de fazer negócios. O tempo vai se passando, e o objetivo das empresas é otimizar cada vez mais os processos em busca de alcançar os seus objetivos. A Indústria 4.0 está relacionada às inovações tecnológicas e preparada para entrar em todos os setores da economia global, as empresas devem investigar as tendências e maneiras de se integrarem a ela, para a utilizarem da melhor forma visando o seu desenvolvimento econômico.
A Indústria 4.0 é um grande desafio para as indústrias brasileiras, e é necessário que a empresa conheça os processos dessa nova revolução, para que ela possa competir em alta qualidade com as demais. O mercado está cada vez mais competitivo e exigente, e as empresas precisam se adequar as mudanças constantes e às inovações. A implantação da indústria 4.0 na organização visa a comunicação integrada entre pessoas, máquinas, sistemas e produtos. Mais ampla que o processo digital essa revolução impacta nas empresas e em toda a sociedade, as transformações digitais proporcionadas por essa nova revolução têm surgido rapidamente e em larga escala. Certamente implementar a indústria 4.0 na empresa é uma forma de garantir competitividade e lucratividade do processo.
Os pilares da Indústria 4.0 são: Internet das coisas industrial ou IIot, o Big data analytc, a inteligência artificial e a segurança cibernética industrial. IIoT, é a conexão entre máquinas industriais, sistemas ligados e outros aparatos relacionados ao mundo das produções, visando principalmente a eficiência operacional. Big Data Analytics é um conjunto de aglomerações de dados estruturados e não estruturados que são gerados a todo instante, auxiliando as organizações a explorar os seus dados e usá-los para entender as tendências do mercado, consequentemente criando novas oportunidades. A Inteligência Artificial é a combinação de várias tecnologias, colaborando para as fabricas se tornarem mais autônomas e produtivas e mais eficaz, com a vantagem de reduzir os erros, custos e aumentar os lucros corporativos. A segurança cibernética industrial é de vital importância, pois a indústria do futuro demanda que todas as áreas da empresa estejam conectadas, tanto as redes corporativas, quanto as de automações e operacionais. Desta forma, é fundamental que o meio corporativo conte com o sistema de cibersegurança.
A indústria 4.0 contém princípios que facilitam o destaque da corporação e contribui para o seu crescimento, entre eles são: Virtualização, capacidade de operação em tempo integral, descentralização de processos e modularidade. A virtualização dos processos industriais permite a rápida tomada de decisão através de simulação computacional utilizando dados reais coletados em tempo real. A capacidade de operação em tempo integral trata-se de a produção ocorrer conforme a demanda, em que somente os recursos necessários para cada tarefa são utilizados. Descentralização é o processo de produção que é melhorado e permite que a tomada de decisão seja mais segura e certeira por meio dos sistemas cyber-físicos que, de acordo com as necessidades de produção, tomam decisões em tempo real, facilitando o desempenho da empresa. Modularidade é a produção baseada sob demanda que permite maior flexibilidade na alteração de tarefas previstas para as máquinas.
...