O DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Por: Bianca Leivas • 15/11/2020 • Seminário • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 650 Visualizações
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Bianca da Silva Leivas¹
Ramiro Quintão²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Diagnostico empresarial é a primeira etapa de um processo de consultoria é uma ferramenta que nos permite a visualização global do estudo a ser iniciado. Com isso conseguimos descobrir em qual área da empresa está sendo mais produtiva e organizada, e qual necessita de melhorias.
Para isso acontecer será feito os levantamentos das informações que precisam ser pesquisadas para um exato conhecimento da organização.
Chiavenato (2009), afirma que “Diagnóstico organizacional: da análise dos dados colhidos, passa-se a sua interpretação e diagnóstico: procura-se identificar preocupações e problemas, suas consequências, estabelecer prioridades e estabelecer os alvos e objetivos”. (CHIAVENATO, 2009, p. 438).
Este diagnóstico tem como objetivo representar de forma clara à situação real e atualizada da empresa e definindo outro quadro que represente os objetivos e metas que definirão para onde a organização quer ir ou aonde pretende chegar.
Sendo seu principal objetivo é identificar, os questionamentos e objetivos, dificuldades para gerar oportunidade para que a empresa possa cescer e se desenvolver de forma equilibrada sendo o déficit, que pode ser financeiro ou outros.
“Diagnóstico empresarial consiste no exame da situação de uma empresa, consubstanciando-o em conclusões sobre os aspectos analisados e com sugestões de que se deve fazer”. (LACOMBE; HEILBOM, 2003, p. 168)
O diagnóstico organizacional apresenta os aspectos acadêmicos e da prática empresariais amplamente entrelaçados; uma vez que para se modificar a prática gerencial de determinada empresa, identificando pontos a serem melhorados e outros a serem enfatizados, premissa que se faz necessária é o entendimento acerca dos princípios de administração. (CARVALHO; COSTA, 2013, p. 4)
Para Chiavenato (2009), o planejamento tem foco no futuro nas ações que ele se projeta tem impacto ao longo prazo dentro da organização, e dentre isso é focado nos seus acertos para alcançar seus objetivos e resultados de forma mais assertiva.
Para Bateman e Snell (1998), “a análise interna fornece aos tomadores de decisão estratégica um panorama das habilidades e recursos da organização, bem como de seus níveis de desempenho gerais e funcionais”. (BATEMAN; SNELL, 1998, p. 127)
A crescente complexidade que envolve as organizações e o ambiente em que se inserem tem levado seus membros e os pesquisadores das áreas de administração a contínuas buscas de novas e mais adequadas abordagens para análises que contribuam para o desenvolvimento organizacional. (NAVES et al., 2000, p. 56)
No entendimento de Beuren (2003), após uma análise das tipologias de delineamento de pesquisa abordada por diversos autores, evidencia que podem ser agrupados os tipos de pesquisa de uma forma melhor aplicável à área escolhida.
“A maioria das empresas em todo o mundo está preocupada em se reestruturar e se revitalizar por meio da redução de custos, da melhoria da qualidade e resposta ao mercado, de ousadas inovações e, de modo geral, do aumento de competitividade”. (BERRY, 2000, p. 54)
“O diagnóstico organizacional deve vir acompanhado de uma postura multidisciplinar, dialógica e reflexiva, o que pressupõe a aplicação de diferentes abordagens teóricas para realizar a análise participativa da realidade das organizações". (BRITO; GOMES, 2000, p. 57)
3. MATERIAIS E MÉTODOS
O material que foi usado para a execução deste artigo, foi as revistas, os livros, os periódicos e os artigos e foi através disso que foi possível fazer uma análise de interpretação de dados necessários para que uma organização alcance seus objetivos que podem ser físicos ou financeiro. A análise realizada veio de uma empresa que presta serviço de auditoria, consultoria entre outros vemos como é importante a prestação de serviço realizadas nos clientes de forma assertiva é objetiva atingindo seus objetivos.
Então conforme entrevista realizada com o Everaldo Selau Scandolara sócio da empresa, após análise podemos identificar algumas características da mesma.
A empresa atua com os clientes de nível financeiro baixo, médio e alto, sendo cliente privados e públicos por meio de licitações, realiza auditorias de diversos tipos de serviços da área contábil e TI entre outros. Seus contratos podem ser renovados conforme o prazo estipulado de cada empresa contratante e mediante a entrega de relatórios que podem ser trimestrais ou semestral renovando o contrato mediante a quitação do prazo solicitado.
A empresa utiliza reciclagem e destinação correta do lixo e resíduos gerados nas suas atividades administrativas outro conceito é o respeito as diferenças de gênero e raça.
Referente a investimentos financeiros é investido em tecnologia da informação e comunicação, e em investimentos em capacitação é investido em cursos e treinamentos técnicos e comportamentais.
A empresa não pretende atuar em outros mercados, mas ela busca estar atenta as tendências do mercado para estar pronta para novos desafios sem comprometer a continuidade da empresa e a sua participação no mercado de auditoria.
O acompanhamento dos resultados medito através de indicadores de performance que são monitorados pela controladoria e pelo comitê executivo.
Por ser uma empresa de auditoria, perícia e consultoria empresarial com atuação em diversos segmentos do mercado, tanto em empresas públicas quantos em empresas privadas. Tem como meta aumentar a participação no mercado de empresas privadas, com ênfase na prestação de serviços de consultoria e planejamento empresarial.
Temos, ainda, como meta, ser uma grande empresa na área de consultoria e assessoria em LGPD.
...