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O Desencantamento do Mundo para Weber

Por:   •  5/9/2019  •  Tese  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

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Desencantamento do mundo

Desencantamento do mundo para Weber

Desencantamento do mundo para Weber

A humanidade saiu de um mundo fundamentado no sagrado e habitado pela magia e entrou em um mundo material onde a razão é quem dá as cartas. O mundo agora é manipulado pela Ciência. O mundo de deuses e mitologia deu lugar ao mundo governado pelo conhecimento científico, organizado racional e burocraticamente.

► Esse artigo pode ser melhor compreendido depois de ler:

Poder, disciplina e os 3 tipos de dominação legítima para Max Weber

Quais as consequências da racionalização do mundo pela Ciência?

Para Max Weber, ela não fornece o caminho para o verdadeiro deus ou para a felicidade.

► Temos hoje mais conhecimento sobre as próprias condições que os primitivos tinham?

Desencantamento do mundo é a perda da crença em mágica ou espiritualidade em assuntos onde a ciência (técnica e cálculos) faz o serviço. A intelectualização coloca o conhecimento acima da crença e da fé.

Carisma pode romper dominação legítima

Não existe uma linearidade na história rumo à burocratização, pois “estruturas institucionais consolidadas podem desintegrar-se, e as formas rotineiras de vida mostrar-se insuficientes para dominar um estado de crescente tensões, pressão ou sofrimento”. O rompimento da dominação tradicional racional-legal pode ser causado por um líder carismático (político, herói, profeta, messias).

► O que é Carisma?

O carisma é qualidade de quem parece ter poderes sobrenaturais, virtudes excepcionais, habilidades raras, missão de um ser maior (Deus). Podemos até fazer uma referência ao efeito halo, onde basicamente uma impressão positiva sobre uma pessoa nos faz pensar que ela possui várias outras qualidades.

Carisma na religião para Weber

Muitos proletários e burgueses modernos tem aversão pelo religioso, mas as camadas mais baixas do proletariado – mais instáveis economicamente e sem tanto acesso às concepções racionais – e camadas de pequenos burgueses ameaçados de proletarização – são alvos fáceis da religião e da magia, e mais suscetíveis aos apelos emotivos, e não aos racionais da ética religiosa. Esse espaço de vulnerabilidade é perfeito para a liderança carismática religiosa ou política (você já deve ter imaginado alguns bons exemplos).

Rotinização do Carisma

O carisma é obrigatoriamente adaptado ao cotidiano. A rotinização ocorre talvez justamente pela irracionalidade dele. Então, após a “revolução”, acontece o retorno da dominação tradicional ou racional.

“Depois de ascenderem ao poder, os seguidores de um cruzado habitualmente degeneram facilmente

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