O Desenvolvimento de Novos Fornecedores
Por: 19942409 • 16/5/2019 • Relatório de pesquisa • 529 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
KLEBER CARDOSO FERREIRA, RA 719736
DIMENSIONAMENTO DE FREIO
SANTO ANDRÉ
2018
KLEBER CARDOSO FERREIRA, RA 719736
DIMENSIONAMENTO DE FREIO[pic 1]
SANTO ANDRÉ
2018
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 FREIO 5
2.1 FUNCIONAMENTO BÁSICO 5
2.2 ILUSTRAÇÕES 6
3 HISTÓRICO DE CÁLCULOS 8
4 CONCLUSÕES 10
1 -INTRODUÇÃO
Entre os diversos sistemas que compõem um carro, o de frenagem está entre os essenciais que mais sofreram atualizações e modernizações nos últimos anos. Importante elemento de segurança, o freio conta atualmente com tantas tecnologias, normalmente descritas por várias siglas, que acabamos nos perdendo.
O freio de carro é uma das partes mais importantes para dirigir e é essencial entender como ele funciona e mantê-lo em boas qualidades para não ficar em apuros quando precisar utilizá-lo em momentos de necessidade no trânsito.
2 - FREIO
2.1 FUNCIONAMENTO BÁSICO
O sistema de frenagem funciona, basicamente, através da conversão de pressão mecânica em hidráulica, utilizando-se de um circuito fechado de fluido de freio desde o cilindro mestre, ligado ao servo freio e pedal de frenagem, até os cilindros ou pinças hidráulicas ligadas às rodas.
Para que a frenagem aconteça, o primeiro elemento acionado é o pedal, elo entre o condutor e o veículo. O pedal é o dispositivo pelo qual o condutor aplica a pressão inicial necessária ao funcionamento de todo o sistema, pressão essa a ser transmitida para o cilindro mestre.
Entre o pedal e o cilindro-mestre, todavia, fica localizado o servo freio. Este é o responsável por ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal, aliviando o esforço que ele deve fazer na frenagem, para, então, repassar a resultante para o cilindro mestre, onde fica o fluido de freio.
É no cilindro mestre, portanto, que a força mecânica da pressão no pedal, aumentada pelo servo freio, é transformada em pressão hidráulica. Essa transformação se dá através da ajuda de pistões que recebem a força mecânica para pressionar o fluido espalhado por todo o sistema. A maioria dos sistemas atuais utiliza cilindros mestres duplos, isto é, com dupla câmara ou estágio, cada uma responsável por um par de rodas.
2.2 - ILUSTRAÇÕES
∙ CONJUNTO COMLETO COM DISCO, PINÇA , PASTILHA E PISTÃO
[pic 2]
∙ DISCO
[pic 3]
∙ PINÇA[pic 4]
[pic 5]
3 - HISTÓRICO DE CÁLCULOS
Calculo da Pressão Normal Pa
Considerando um veículo palio 1.4 com um torque de 12,5 Kgf.m (122,58 N.m), com o raio externo do disco de Ro=250 mm e raio interno disco de Ri=170 , foi adotado os seguintes valores de coeficiente de fricção 0,40, ângulo subtendem 120° e um cilindro hidráulico de 40 mm.
Como para cada pastilha o torque se divide em 2 conforme a equação (16-34) do livro elementos de maquina de shigley.
...