O EMPREENDENDO EM MEIO À CRISE
Por: Haila Bandeira • 8/9/2021 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
UNIVERSIDADE JORGE AMADO
HAILA FERREIRA DE SANTANA BANDEIRA
AGÁH DOCETERIA
EMPREENDENDO EM MEIO À CRISE
LAURO DE FREITAS
2021
Introdução
Agáh Doceteria
Fundada em 2015 pela micro empresaria Haila Bandeira, a Agáh Doceteria se tornou referência no bairro de Vilas do Atlântico em Lauro de Freitas.
O cardápio conta com mais de 70 tipos de doces, salgados e tortas, além de receitas artesanais e próprias o que traz maior qualidade ao cardápio.
Com a pandemia do Covid-19 muitas ações precisavam ser reavaliadas pensando em manter a sobrevivência da empresa e o trabalho dos funcionários. Foi necessário colocar em prática ações que pudessem diminuir esses impactos e também visar oportunidades em meio a crise. Com mente inovadora e planejamento estratégico a Agáh Doceteria conseguiu não só se manter em meio a crise, mas encontrou novas oportunidades de expansão dos seus negócios.
Por causa da pandemia, muitos empreendedores foram impulsionados a reanalisar as suas estratégias. Uma mente empreendedora é fundamental nesse processo.
Com uma boa visão empreendedora, a Agáh Doceteria desenvolveu uma ampla análise do cenário de pandemia. Foi preciso ousadia, coragem e criatividade, além de persistência e manter o equilíbrio emocional para tomar decisões. Um grande diferencial é saber aproveitar as oportunidades em meio aos momentos de crise. Uma mentalidade empreendedora consegue ver a possibilidade de sucesso e crescimento onde as demais pessoas veem somente dificuldades e pouca chance de dar certo. Pensar constantemente em possíveis realizações é uma maneira de direcionar seus objetivos para as conquistas. Dessa maneira, é possível ter boas soluções para questões que dificultam o desenvolvimento dos projetos.
Mesmo antes da pandemia, a Agáh Doceteria constantemente realiza pesquisas de mercado, sempre se analisou a concorrência e com isso gera a vantagem competitiva, como: decisões são tomadas com maior segurança, os erros são identificados a tempo de serem corrigidos ou causarem o mínimo de impacto possível, descobrir os pontos fortes e fracos em relação a concorrência, identificar problemas relativos a imagem da marca, reter os talentos para o time, e o mais importante: prever as tendências de mercado.
A Agáh Doceteria possui uma cultura organizacional sólida, o que contribui para o desenvolvimento das atividades e do planejamento. A doceteria já trabalhava com indicadores, onde essas informações eram avaliadas constantemente, e com a pandemia, esses indicadores foram fundamentais para as tomadas de decisões como: nível de produtividade, desempenho dos colaboradores, resultados financeiros, qualidade nos processos e principalmente como inovar. Compondo a análise quanto ao público-alvo pode-se criar as estratégias necessárias.
Com as restrições de circulação da população, observou-se que o número de compras online aumentou muito em meio a pandemia. A Agáh assim observou uma maneira de atrair novos clientes e rompeu a barreira do atendimento presencial inovando em atendimento virtual. Assim, criou-se o aplicativo da Agáh Doceteria onde os clientes podem realizar compras online e receber no conforto e na segurança do seu lar. O aplicativo conta com a mesma variedade do cardápio da loja física e há uma vitrine virtual onde os consumidores podem escolher seus itens. Utilizando as plataformas de entrega, os clientes podem agendar de maneira eficiente a entrega da sua compra. Adicionado a isso, a Agáh criou um programa de fidelidade, a cada compra o cliente ganha um cupom, juntando dez cupons ele recebe um brinde exclusivo da loja.
...