O Estudo de Caso
Por: 2380 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 110 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESTUDO DE CASO 4
2.1 PESQUISA DE MERCADO 4
2.2 MARKETING 4
2.3 NEGOCIAÇAO.......................................................................................................6
4 CONCLUSÂO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é aprimorar o conhecimento nas disciplinas, aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução de um estudo de caso.
2 ESTUDO DE CASO
2.1 PESQUISA DE MERCADO
A Pesquisa de Mercado tem como conceito identificar e solucionar problemas. Deve ser feito uma pesquisa de mercado entre seus clientes, para conseguir fazer os clientes corporativos não mais resistirem a essas mudanças e ter o pé em um lugar só. O mundo está cada vez mais inovado e atualizado, e para a Microsoft conseguir avançar como muitas empresas estão, precisam primeiramente ter em mente que não se vende mais computadores como antigamente. Se não inovar, ficará para trás.
Como diz o texto, a maioria dos seus clientes corporativos são resistentes a mudanças radicais, e isso não permite que inovem suas tecnologias e se concentrem apenas no que o mercado está vendendo cada vez mais, como tablets e dispositivos móveis.
O que falta para a empresa é inovar e também aprimorar suas tecnologias. O primeiro passo para a Microsoft seria convencer esses clientes corporativos que precisam esquecer o “mundo antigo”, ou seja, invenções antigas que fizeram sucesso e estarem cientes de que esta decisão será muito importante para o avanço da empresa.
2.2 MARKETING
O conceito que fala sobre estar atento aos concorrentes é marketing estratégico, pois a empresa precisa sempre estar pesquisando qual o comportamento do mercado. Com isso, se manterá atualizada em relação ao mercado e seus clientes podendo construir estratégias e produtos que atendam as novas demandas.
Podemos definir produto como qualquer coisa que, ao ser capaz de satisfazer uma necessidade humana, pode ser objeto de uma transação. Um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Os componentes do mix de comunicação são 6, sendo assim:
Propaganda
É a técnica de comunicação de massa paga, com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas aos anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços.
A propaganda apresenta uma promoção de ideias, mercadorias ou serviços.
Relações públicas
É uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.
Venda pessoal
• Interação pessoal (face to face);
• Diálogo vendedor (empresa) x (consumidor);
• Customização;
• Número limitado de pessoas é atingido;
• No futuro (hoje), não é o maior que derrubará o menor, ou o mais ágil que derrubará o mais lento.
• Venda cada vez mais ao mesmo cliente
• Programas pós-venda
Marketing direto
É uma ferramenta de comunicação que procura atingir o consumidor de forma específica, direta e interativa, de maneira inovadora, para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização.
Promoção de vendas e Merchandising
São incentivos a curto prazo para motivar a compra e a venda de um produto ou serviço, ou também um conjunto de meios destinados a acelerar e desenvolver a venda de um produto, levando-o enfaticamente (promover) até o público.
Eventos
São uma eficiente forma de comunicação e um suporte para ações paralelas ou complementares de Marketing, de assessoria e Imprensa e Relações Públicas.
É um segmento que vem crescendo muito nos últimos anos.
2.3 NEGOCIAÇÃO
Concorrência
Uma variável extremamente importante no processo de negociação e solução de conflitos é a concorrência. Em muitos desses processos aumenta o interesse da outra parte envolvida, ou seja, pode-se afirmar que isso atue como uma importante variável motivadora. A concorrência aumenta o interesse do indivíduo em negociar, comprar ou adquirir algo porque, caso não o faça, outra pessoa pode fazê-lo.
Riscos
É extremamente importante considerar que os riscos existem e são muito relevantes, mas apesar disso, muitos negociadores não compreendem tal fator em sua totalidade. É
...