O Estudo de Caso Atenas
Por: João Gabriel de Oliveira • 29/11/2021 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
ESTUDO DE CASO (CAP 10)
- Que alternativas (critérios de departamentalização) a Pluribiz deveria considerar para organizar suas atividades de vendas? Desenhe os organogramas de cada alternativa.
(a) Departamentalização por produtos
[pic 1]
(b) Departamentalização por função
[pic 2]
- Quais são as vantagens e desvantagens de cada alternativa?
- Vantagens (a): Responsabilidades do setor focadas apenas nos produtos oferecidos pela empresa; facilidade na coordenação deste departamento; permite maior inovação dentro dessa área da empresa e possibilita maior flexibilidade entre a organização do setor, sem que esse interfira na organização de outros setores da empresa.
- Desvantagens (a): Oferece perda de dinheiro para empresas que possuem poucos produtos ou poucos serviços oferecidos; foca apenas em um setor da empresa, fazendo com que os demais setores possam ficar enfraquecidos e enfatiza que a coordenação ocorra apenas em uma especialização da empresa, fazendo com que outras especializações não recebam esse mesmo foco.
- Vantagens (b): Especialização das pessoas na função, facilitando a cooperação técnica; economia de escala e produtividade, sendo indicada para ambientes estáveis.
- Desvantagens (b): Falta de sinergia entre os diferentes departamentos, e uma visão limitada do ambiente organizacional como um todo, com cada departamento estando focado apenas nos seus próprios objetivos e problemas.
- Explique quais são as condições que favorecem cada uma das alternativas.
A divisão funcional atenderia aos pedidos dos clientes que gostariam de ser atendidos por um único vendedor e custaria mais barato para a empresa. Entretanto, a divisão por produtos é a “zona de conforto” da empresa e arriscar significaria ter chances de comprometer seu posicionamento no mercado.
- Você, como especialista em administração, que alternativa recomenda? Prepare uma justificativa para sua escolha.
Arriscaria mudar a estratégia, optando pela departamentalização funcional, visto que o custo seria mais baixo e deixaria os clientes ainda mais satisfeitos. Entretanto, deveria ser algo bem planejado antes de entrar em execução, na finalidade de entregar um bom serviço para os consumidores.
...