O FREELANCERS
Por: WALMERI • 4/5/2015 • Dissertação • 1.666 Palavras (7 Páginas) • 172 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Vimos por meio deste, mostrar as tendências de maior flexibilidade e adaptação às necessidades do mercado nas organizações como IBM, FACEBBOK e GOOGLE no que diz respeito às suas estruturas e organização interna para a contratação de profissionais freelancers sem vínculos formais que é uma inovação que veio para ficar. A diferença pelos seus modelos de gestão das chamadas organizações burocráticas, fazem com que se tornem como exemplos de sucesso diante de resultados dos seus trabalhadores.
O que se tem visto é a satisfação por parte das referidas empresas devido às muitas vantagens, percebe-se que mesmo com o crescimento deste tipo de trabalho existe certa insatisfação por parte de muitos trabalhadores freelancers que ficará claro diante de um olhar crítico a respeito do trabalho temporário, trabalho este que pode trazer sérias conseqüências, dentre outras o stress.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 AS DIFERENÇAS DAS ORGANIZAÇÕES IBM, FACEBOOK E GOOGLE PARA AS PARA AS EMPRESAS BUROCRÁTICAS.
Após a Primeira Revolução Industrial, aconteceram grandes mudanças por parte da sociedade, das organizações públicas e privadas, dentre outras, destacamos a mudança tecnológica a nível mundial no âmbito organizacional.
As organizações como a IBM e outras que serão mencionadas abaixo são diferenciadas das chamadas organizações burocrática pela forma de como são conduzidas, pois são empresas que vão além das fronteiras nacionais, são obedientes às leis do capitalismo e não se vinculam com os países em que se instalam. Elas se mobilizam com finalidades exclusivas, fins alcançarem custos menores e leis mais frágeis. Já às organizações burocráticas tem suas formas de funcionamento baseadas em métodos estatais, que são dirigidos pelo estado. Essas empresas têm a responsabilidade de zelar para manter a ordem na sociedade.
Tem se visto nesses tempos modernos uma evolução acelerada da tecnologia fazendo com que a economia se alinhe a um gigante modelo de crescimento, tornando esse modelo de produção baseado em reais sociais.
2.2 AS EMPRESAS DE VANGUARDA E O EXEMPLO DE SUCESSO NO CRESCIMENTO
Os pilares digitais que ascendem com a presença da internet influenciam diante dos tempos modernos.
Mundialmente falando observa-se que a IBM tem sido desde 2001, uma referência em pioneirismo quanto ao uso das redes sociais como forma de ajudar no compartilhamento, fins a familiarização do conhecimento junto aos seus consumidores.
Na atualidade não existe no mundo outro sítio de relacionamento como o Facebook, pois devido ter se tornado aberto para todos os tipos de usuários, inclusive empresas, ele conseguiu alcançar até o ano de 2010, mais 500 milhões de usuários em todo mundo (IBOPE, 2010). “Um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para seus usuários” (Vaz, 2010).
Com certa diferença do Facebook o Google trabalha com um sistema de círculos de amigos, permitindo que qualquer pessoa possa adicionar não sendo preciso que aceite um convite como nas redes convencionais como é o caso do Facebook que conta com uma lista de amigos, exigindo que uma pessoa entre em outra lista de amigos, seja preciso o envio do convite e que esse convite o aceite do seu destinatário.
2.3 COMENTÁRIOS COM RECURSOS ARGUMENTATIVOS NAS DIFERENÇAS DA CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO.
A diferença é que devido recentes mudanças ocorridas na gestão das grandes empresas através das novas tecnologias, fazem com que mais empresas recorram ao serviço do profissional freelancer, pois é uma tendência que está se tornando mundialmente natural no mercado atual, percebe-se que em fim de ano as estatísticas de emprego registram crescentes picos de contratação. De olho nas vendas de Natal, segmentos da indústria e do comércio aumentam seu efetivo.
Os executivos, no entanto, se beneficiam dos empregos por tempo determinado.
No caso das multinacionais, há pressa para dar inicio à operação e as nacionais, a urgência é aumentar a participação no mercado.
Os motivos justificam essa busca, a falta de pessoas qualificada para cada área, e a ausência de tempo para capacitar em curto prazo. São empresas de médio e grande porte que querem alguém pronto, com conhecimento específico e que dê retorno imediato. Essa não é uma atividade que serve de ponte entre contratos convencionais de emprego. Entre as habilidades que esse profissional precisa ter estão os bons relacionamentos interpessoal, capacidade gerencial, flexibilidade para mudar de ambiente de trabalho e também de cidade.
2.4 VANTAGENS E DESVANTAGES PARA O TRABALHADOR TEMPORÁRIO.
Dignos de elogios é a palavra certa para os profissionais freelancer, pois vem ganhando terreno no mercado e conquistando seus objetivos, faz-se a pulso num mercado cada vez mais difícil. Trabalhar como freelancer ou por tarefas tem vantagens, mas também tem desvantagens. É um modo de vida de ondas (altos e baixos), onde o salário certo não é assegurado, a estes profissionais resta fazer valer o seu mérito e a qualidade do seu trabalho para conquistar novos clientes. Precisa ter conhecimento deste modo de vida, pois é o primeiro passo para vencer os desafios sem qualquer contrato de emprego a não ser consigo mesmo. Deve-se lembrar que viver assim não é uma contingência da realidade laboral, mas antes uma atitude profissional e a partir daí, gerir a sua reação não com um patrão, mas com vário
Vantagens e desvantagens para o profissional freelancer .
Portanto, observando o que foi discorrido acima, é necessário dizer que diante de muitas vantagens, existem também muitas desvantagens em ser um freelancer.
Vantagens:
Fazer seu próprio salário: esse é um dos motivos que tem levado muitos profissionais se tornarem freelancer, é uma possibilidade de fazer seu dinheiro aumentar, pois depende de si mesmo. E isso é uma sensação boa, pois a pessoa pode evoluir cada vez mais e não está sendo injustiçado por um salário fixo ou sendo usado por alguma empresa ganhando pouco.
Horários flexíveis: outra coisa que chama a atenção de muitos profissionais é fazer seu próprio horário, o profissional deve respeitar apenas o prazo estabelecido para entrega do serviço, podendo trabalhar no horário que lhe for melhor, podendo fazer outros cursos de aperfeiçoamento.
...