O MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE
Por: 2147127072 • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ADMINISTRAÇÃO
GILSIMARA SANTOS DAS NEVES
ESTUDO DE CASO
MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE
UMBAÚBA/ SE
2018
GILSIMARA SANTOS DAS NEVES
ESTUDO DE CASO
MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE
Estudo de caso, apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Meio Ambiente e Sociedade, ministrada pelo Prof. Valéria Maria Santana Oliveira, no 1º Semestre de 2018.
UMBAÚBA/ SE
2018
Número de pessoas que passam fome cresce em todo o mundo, aponta estudo.
Contextualizando o Caso: dizer resumidamente do que se trata.
Em decorrência da desigualdade social existente em vários países, o crescimento da fome volta acometer pessoas a nível global no ano de 2016, deixando milhares delas desnutridas. Fatores como conflitos armados, mudanças climáticas e deterioração de algumas economias, influenciaram tal acontecimento. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) a perspectiva de habitantes para 2050, são preocupantes, estima-se que a maior parte delas habitarão em áreas urbanas. Dessa forma, a atenção com relação as desigualdades sociais devem ater-se as várias dimensões nas comunidades de maneira a reduzi-las.
Diante dessa situação, a produção mundial de alimentos devem aumentar de forma a suprir a nova demanda. Neste aspecto, o Brasil se sobressai, por ser potencial representante da produção agrícola, de modo a contribuir significativamente no combate a fome.
Identificação da Problemática
O problema identificado no caso em estudo é o fato de que a fome teve um aumento significativo em 2016 com relação ao ano anterior, ocasionando em milhares de pessoas situação de desnutrição. Fatores como conflitos armados, mudanças climáticas e a deteriorização de algumas economias contribuíram para que essa situação se agravasse.
Sugestões no Combate a Fome
De início, deve-se analisar as diferentes particularidades de cada comunidade afetada, de modo a entender o fator causador da desigualdade. Assim, sugere-se a implantação de políticas que venham solucionar esses problemas. As nações que possuem um alto índice de pobreza e desigualdade social a exemplo do Brasil e de outros países, devem concentrar esforços na melhoria das condições de vida das pessoas, desenvolvendo políticas para melhorar o atendimento a saúde pública e a alimentação, assegurando aos necessitados acesso aos cuidados básicos. No que diz respeito à desigualdade social, criar políticas de distribuição de renda, investimento em educação e na geração de empregos, de forma que os jovens tenham acesso à educação, e que o país tenha condições de oferecer no futuro uma oportunidade a maioria. Aos governantes, comprometer-se com as causas sociais e administrar os recursos públicos com habilidade, honestidade e transparência.
...