O Marketing ea Importância para o Bom Funcionamento de Uma Empresa
Por: edu2222 • 13/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 674 Visualizações
3 semestre portfólio em grupo
Marketing
O marketing tem importância fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Especialmente no momento econômico complicado que atravessa o Brasil, é necessário que as empresas conheçam de forma clara qual a importância de se desenvolver ações de marketing e o impacto positivo que tais ações podem produzir. Para iniciar o nosso estudo, vamos apresentar algumas definições de marketing segundo alguns de seus principais autores.
De acordo com Kotler (2008), marketing é “um processo administrativo e social por meio do qual as pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros”. Peter (2000, p.4) afirma que o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”. Esta segunda definição aponta para a importância do Composto de Marketing, que veremos a seguir. Armstrong (2007) faz inferência em sua obra, apontando que o marketing tem a função nos negócios de lidar com os clientes. Tendo ainda como principais objetivos atrair novos clientes, prometendo-lhes valor agregado superior ao concorrente, mantendo e cultivando clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação.
O Composto de marketing (os 4 ”P’s”: produto, preço, praça e promoção) constitui um ponto importante do estudo para compreender o funcionamento do marketing. Basicamente, o que deve ser trabalhado nas ações de marketing, é estabelecer o que será feito, quanto irá custar, qual o local de venda, e como o cliente será informado a respeito dos produtos e serviços.
O produto é um dos elementos mais importantes do mix de marketing, pois se trata do que o cliente irá consumir. De nada adianta uma boa propaganda, preço baixo e um bom ponto de venda, se o produto não é bom. O termo refere-se tanto a produtos ou serviços oferecidos. Segundo Kotler, (2008, p.200): “Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis. Definidos amplamente, incluem objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, idéias ou um misto de todas essas entidades.” Dessa forma, o produto pode ser considerado como tudo aquilo que é oferecido no mercado a fim de satisfazer desejos ou necessidades. No momento em que se pretende planejar a criação ou inserção de um novo produto no mercado, é necessário considerar alguns aspectos importantes, tais como: variedade, qualidade, design, nome da marca, embalagem, entre outros. Além disso, deve-se levar em conta o ciclo de vida do produto, que é composto pelas fases de desenvolvimento (fase de criação), introdução (colocação do produto no mercado), crescimento (aumento dos lucros), maturidade (manutenção dos lucros) e declínio (queda nas vendas).
A definição correta do preço é de importância fundamental para uma empresa, pois através dele, será possível garantir o equilíbrio operacional da organização. As empresas, no momento de definir seus preços de venda, baseiam-se basicamente em três métodos: preço a partir da concorrência, preço a partir dos custos, e preço a partir do valor percebido pelo consumidor. A forma mais interessante para o ponto de vista da empresa é a ultima, pois os preços dos produtos e serviços são constituídos a partir de atributos observados pelos consumidores e definidos de acordo com a ótica deles, pelos valores apresentados, sendo os custos uma conseqüência dos preços estabelecidos. Se for possível produzir e distribuí-los, a empresa terá uma linha de produtos de acordo com os valores percebidos pelo consumidor, e a um preço considerado justo por eles, que somados a outros elementos do mix de marketing aumentam ainda mais percepção desse valor por parte dos clientes.
A praça ou ponto de venda é um dos itens do composto de marketing que precisa ser muito bem estudado antes da sua definição, principalmente em função da dificuldade que existe no caso de ser necessária uma mudança do local de venda. O local escolhido deve ser capaz de proporcionar uma rápida disponibilização dos produtos aos clientes, o que tornará possível a obtenção de lucros expressivos pela empresa.
A promoção pode ser entendida como todo o conjunto de ferramentas utilizadas pelas empresas, com o intuito de aproximar os clientes de seus produtos. Existem vários tipos de ações que são necessárias para divulgar o produto ao consumidor, como: convencê-lo através de uma propaganda, informar os locais de venda onde o produto pode ser encontrado, ou comunicar os clientes sobre alguma promoção que a empresa esteja realizando. Para estabelecer a comunicação com o cliente, a empresa pode utilizar o Mix de Comunicação de Marketing. Segundo Kotler e Keller (2012, p. 512),
Comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores - direta e indiretamente - sobre os produtos e marcas que comercializam. Em certo sentido, a comunicação de marketing representa a voz da empresa e de suas marcas; é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo com seus consumidores e constrói relacionamentos com eles.
A importância do marketing para as empresas é significativa, não somente para as brasileiras, mas para todas de uma maneira geral. Num cenário de crise como o vivido pelo Brasil dos dias atuais, as empresas precisam desenvolver ações que despertem o interesse da clientela pelos seus produtos. Para que as empresas saiam da crise, é necessário criar, ou despertar, uma demanda por produtos e serviços no consumidor, para dessa forma, aumentar os lucros. Conforme Kotler e Keller (2007, p2), a respeito do marketing:
...