O NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Por: Kaíse Carlota • 7/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.452 Palavras (6 Páginas) • 82 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
KAÍSE CARLOTA C. HENRIQUE FRANCO- 2034929
TURMA: CIG 008-60
Prof.º: PAULO ROBERTO FEITOSA ALVES
A ÉTICA NO MUNDO EMPRESARIAL.
RIO DE JANEIRO, 06 DE NOVEMBRO DE 2020.
INTRODUÇÃO
A ética é um segmento da filosofia, que estar relacionado aos assuntos morais, é um conjunto de princípios, valores e códigos de conduta, que servem de direção e motivação para os indivíduos, que vivem em sociedade.
Atualmente para que uma organização obtenha credibilidade junto ao mercado, não basta só auferir a qualidade a seus produtos e/ou serviços, apesar de ser um importante fator e o público consumidor estando cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é maior.
Uma organização para se enquadrar dentro da ética empresarial, deve adotar um compromisso moral e de transparência nas suas práticas e diretrizes, com todos os seus clientes, colaboradores, stakeholders e demais organizações, seguindo um conjunto de princípios, que servem de orientação dos programas, políticas e das decisões de negócios.
As práticas éticas acabam por trazer benefícios nos resultados financeiros, na reputação, produtividade para a organização, auxiliando no seu crescimento.
Portanto, estabelecer um código de ética, adotando e aplicando nos seus princípios básicos, garante uma apresentação de uma imagem unificada, uma reputação profissional e positiva entre os clientes, fornecedores e potenciais parceiros de negócios, mantendo um padrão de elementos internos e externos, que acaba por possibilitar desenvolver um potencial de crescimento sustentável, sendo a mesma vista como uma organização séria e de responsabilidade.
DESENVOLVIMENTO
1. A ética empresarial e seus impactos.
A ética empresarial determina a moral e a conduta no interior e exterior das organizações, está relacionada com os valores morais e éticos, no seguimento de atuação e, também a conduta adotada nos relacionamentos com o meio social, com seus clientes, parceiros e concorrentes, promovendo assim um bom relacionamento com todos os envolvidos, pois torna a relação mais transparente e agradável.
Atualmente no mundo corporativo, a ética empresarial é tida como essencial, uma meta a ser alcançada, pois a comprovação na seriedade dos propósitos da organização e a transparência da sua gestão, passou a ser valorizado com tanta importância, quanto o sucesso financeiro, as inovações e os resultados, sendo assim gestores e colaboradores passaram a identificar os valores e a missão, tornando os conceitos de moral e ética mais claros, dentro da organização em que atuam.
Portanto, possuir uma cultura voltada e focada para o comportamento ético, tendo as suas regras bem divulgadas, com a criação de um código de ética empresarial, que seja de conhecimento de todos os colaboradores, promovendo o desenvolvimento organizacional e em relação ao meio social, acaba por afastar a descrença e a desconfiança, diminuindo os problemas com direitos humanos, impactos ambientais e governança corporativa, que possam vir a comprometer a imagem e credibilidade da organização.
1.1. A responsabilidade social e a ética empresarial.
A organização que deseja possuir uma boa imagem no mercado, com os colaboradores, os clientes e o público de uma maneira geral precisa ter um senso de responsabilidade social, pois um engajamento nesse sentido permite um melhor crescimento e desenvolvimento junto à sociedade, através da solução de problemas sociais, através de programas com ações, que promovam a cultura, a preservação do meio ambiente e o acesso das comunidades à educação.
1.2. As relações comerciais.
As práticas éticas conferem às organizações uma imagem positiva entre fornecedores, clientes e potenciais parceiros de negócios, criando relacionamentos comerciais duradouros, que resultam em custos mais baixos de produção e uma maior facilidade a fontes de financiamento, que possibilitam a sustentabilidade do negócio e a possíveis e futuras expansões da mesma, portanto, manter uma conduta ética, está no base das relações comerciais, para o benefício mútuo da organização e de seus contatos comerciais.
1.3. A ética como instrumento para o processo de tomada de decisões.
A ética se caracteriza como uma orientação no processo de tomada de decisão, o tornando mais seguro, para ocorrer da maneira e no momento correto, sendo o gestor a peça chave, pois suas decisões irão causar impactos significativos de forma positiva ou negativa em toda organização, o que podemos observar que a mesma quando aplicada, não se restringe somente a instituição, mas a todos os colaboradores.
O princípio que define qualquer decisão é o respeito à pessoa, alguns elementos se apresentam para a tomada de decisão, dentre eles:
• reflexão sobre o problema, antes de partir para a ação;
• reunião de todos os principais elementos sobre o problema a ser solucionado;
• realizar um levantamento sobre os pontos de vista do assunto, inclusive os opostos.
Portanto, tomar uma decisão da melhor maneira requer observar, analisar e julgar, até chegar a melhor decisão do que deve ser realizado, entender todos as variáveis do problema, de maneira holística, articulada e complexa.
2. O caso da Schering – anticoncepcional Microvilar.
No caso do anticoncepcional Microvilar são retratos inúmeros problemas administrativos na empresa Schering, a organização foi omissa, em relação ao recebimento da carta anônima, que denunciava o problema com
...