O PERFIL DE LEITORES DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FATENE CAUCAIA DA SALA
Por: Juliana Kelly • 9/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE TERRA NORDESTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DICIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSORA ERIKA BATAGLIA
PERFIL DE LEITORES DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FATENE CAUCAIA DA SALA B2 2020.1
FRANCISCA ERICA COSTA DO NASCIMENTO
ISABELA LETÍCIA TAVARES DA SILVA
JULIANA KELLY CAVALCANTI RAMOS
CAUCAIA
MAIO-2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROBLEMÁTICA 4
3 OBJETIVOS 5
3.1 OBJETIVO GERAL 5
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4 JUSTIFICATIVA 6
5 REVISÃO TEÓRICA 7
6 METODOLOGIA 8
6.1 ABORDAGEM QUALITATIVA 8
6.2 OBJETIVO EXPLORATÓRIO 8
6.3 PROCEDIMENTO 8
7 CRONOGRAMA 9
BIBLIOGRAFIA 10
APENDICE A 11
1 INTRODUÇÃO
No mundo da leitura encontramos diversos tipos de leitores, alguns já trazem consigo o gosto de ler, outros adquirem com o tempo, tem os que leem mesmo sem gostar, mas por obrigação ou por circunstância. O tema da nossa pesquisa busca entender o perfil de leitura dos estudantes da sala B2 de 2020.1 da Fatene, a fim de entender como cada aluno age diante da leitura na sua vida, com isso esse trabalho tem a finalidade de descobrir perfis, tipos de interesses pela leitura de cada aluno da sala B2.
A abordagem utilizada foi qualitativa, nosso objetivo exploratório nos familiarizando melhor com a problemática do estudo. Utilizamos procedimentos bibliográficos e de campo, criando um questionário a ser respondido pelos alunos, buscando descobrir o perfil leitor de cada aluno.
2 PROBLEMÁTICA
Quais são os perfis dos estudantes da sala B2 de 2020.1 da Fatene Caucaia sobre leitura?
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Identificar os padrões de leitura, suas preferências de gênero literário e compreender o perfil de cada aluno.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar o padrão de leitura dos alunos.
- Descobrir se há influência familiar ou não no hábito de ler.
- Identificar gêneros literários.
4 JUSTIFICATIVA
A leitura proporciona ao indivíduo a oportunidade de abranger vários horizontes pessoais e culturais, garantindo uma formação crítica e emancipadora. Compreendemos que na leitura podemos facilitar a realização de nossos trabalhos e melhorar nossa comunicação, pois ela aumenta o conhecimento e aprimora o vocabulário ajudando na construção textual, além de aprimorar a escrita que é muito importante para escrever palavras corretamente. A leitura é um ato de trabalhar a imaginação e exercitar a memória com palavras. Além de tornar a comunicação com mais formalidade. Ler é conhecer!
5 REVISÃO TEÓRICA
O pilar desse trabalho é encontrar os perfis dos leitores, e seus hábitos de leitura dos alunos da sala B2 de 2020.1 da Fatene. Pois foi observada a dificuldade em sala. Tivemos como inspiração o artigo de 2014 de Santiago Yubero, Elisa Larrañaga e Natividade Pires sobre o “Estudo sobre hábitos de leitura dos estudantes portugueses no ensino superior”.
Infelizmente nem todos encontram na leitura uma sensação de bem estar, e não buscam conhecer tal prazer. “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” (Carlos Drummond de Andrade).
6 METODOLOGIA
- ABORDAGEM QUALITATIVA
A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, pois segundo Gil: “Pode-se, no entanto, definir esse processo como uma sequência de atividades, que envolve a redução dos dados, a categorização desses dados, sua interpretação e a redação do relatório” (GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002, p 133).
- OBJETIVO EXPLORATÓRIO
Essa pesquisa tem objetivo exploratório, pois de acordo com Gil: “Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições.” (GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002, p 41.).
- PROCEDIMENTOS
Tem como procedimento bibliográfico onde Gil define que “A pesquisa bibliográfica, como qualquer outra modalidade de pesquisa, desenvolve-se ao longo de uma série de etapas. Seu número, assim como seu encadeamento, depende de muitos fatores, tais como a natureza do problema, o nível de conhecimentos que o pesquisador dispõe sobre o assunto, o grau de precisão que se pretende conferir à pesquisa etc.” (GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002, p 59.). Usamos o estudo de campo na qual o Gil fala: “Os estudos de campo, de modo geral, apresentam objetivos muito mais amplos do que os levantamentos. Por essa razão, nesses estudos a formulação exata do projeto de pesquisa é deixada para um estágio avançado de seu processo”. Foi criado um questionário com dez perguntas onde serão enviadas aos alunos da sala B2 de 2020.1 da Fatene, buscando entender primeiramente o perfil leitor de cada aluno.
...