O PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO
Por: Mglari • 27/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 585 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO
Larissa Martins Gonçalves
Turma: 4° sem. RST – Período: Noturno.
PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO. QUAL A VERDADEIRA REALIDADE DO BRASIL?
Atividades - trabalho apresentado como exigência para a avaliação na disciplina Gestão de Pessoas do 4° semestre, do curso de administração da Universidade Paulista, sob orientação da professora Nieves..
SANTOS – SP
2014
PLENO EMPREGO OU DESEMPREGO. QUAL A VERDADEIRA REALIDADE DO BRASIL?
De acordo com as pesquisas realizadas em artigos eletrônicos, a taxa de desemprego no Brasil vem diminuindo em relação aos 10 anos anteriores. De 2013 para 2014, o ponto percentual caiu 0,5: de 5,4% para os atuais 4,9%. Estima-se que com a baixa taxa de desemprego, levaram os especialistas a acreditarem no pleno emprego no Brasil. Porém, a tese enfrenta um grande mercado informal, rendimentos médios, baixos e pouca participação de mulheres e de jovens no mercado de trabalho.
Os pesquisadores discordaram da ideia de que o Brasil estaria em pleno emprego, porque apesar da taxa de desemprego estar atingindo os menores percentuais da história, a participação também está muito baixa, ou seja, há uma grande parcela de pessoas em idade ativa que opta por não trabalhar, sobretudo entre as mulheres e jovens. A participação das mulheres caiu 4,2% e a dos jovens sofreu queda de 5,9% no mesmo período.
O economista Rafael Bacciotti afirma que a taxa de desemprego é uma informação positiva, mas é preciso olhar de maneira mais ampla. Há setores importantes demitindo, como indústria e construção, e há notícias mais negativas sobre serviços, que é o que mais emprega.
Pode-se perceber que decorrente dos 10 anos até agora, com a diminuição do desemprego, pode haver uma possibilidade de pleno emprego nos próximos anos, porém é apenas uma especulação, considerando que talvez os salários estejam aumentando, pode ser um sinal de pleno emprego, mas os números não corroboram a ideia de condições em que a economia no Brasil se encontra.
BIBLIOGRAFIA
A presente pesquisa foi baseada nos seguintes sites:
O Globo - Brasil não vive situação de pleno emprego e sofre falta de mão de obra de baixa qualificação, diz Ipea. Disponível em:
...