O PROINTER
Por: 10061991 • 16/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 5.447 Palavras (22 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP POLO DE CAMPO VERDE MT
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos
CONSULTORIA SUPERSOFT
ADAIR GILSANDRO HANZEN – RA 9574404955
CLAUDINÉIA CARDOSO LIMA – RA 9610519008
DARLENE STFFNY REZENDE MEDEIROS – RA 9610515859
KARLA JAQUELINE ARAUJO DOS SANTOS – RA 9677476184
DESAFIO PROFISSIONAL
CURSO: SUPERIORES DE TECNOLOGIA 3ª SÉRIE
PROF.ª MSC. MÔNICA SATOLANI E PROF.ª MA. ROSEMEIRE FARIAS
GESTÃO DE PESSOAS E TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
CAMPO VERDE – MT
Abril / 2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP POLO DE CAMPO VERDE MT
Curso Superior em Tecnologia em Recursos Humanos
ADAIR GILSANDRO HANZEN – RA 95744404955
CLAUDINÉIA CARDOSO LIMA – RA 9610519008
DARLENE STFFNY REZENDE MEDEIROS – RA 9610515859
KARLA JAQUELINE ARAUJO DOS SANTOS – RA 9677476184
O respectivo trabalho se faz como atividade avaliativa nas disciplinas de Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal, do Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação da tutora presencial Christiane Guimarães.
CAMPO VERDE – MT
Abril / 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. ANÁLISES E CONSIDERAÇÕES:
2. PLANO DE AÇÃO PARA AJUSTES ORGANIZACIONAIS E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ANEXO A
ANEXO B
ANEXO C
ANEXO D
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A empresa de informática SUPERSOFT, é especializada no desenvolvimento de aplicativos para controle de estoque de pequenos supermercados, além de fornecer serviços de manutenção e suporte dos mesmos. Trata-se de um negócio familiar, cujo dois irmãos são sócios e contam com um quadro de funcionários composto por seis colaboradores.
Apesar de já estar inserida no mercado há 05 anos, a SUPERSOFT passou a apresentar um desempenho regressivo, com queda no faturamento nos últimos 03 meses provocados também pela perca de alguns clientes e conflito com os empregados.
Diante dessa situação, os sócios decidiram agir rapidamente e contrataram uma consultoria em Recursos Humanos para analisar todos os parâmetros que pudessem estar influenciando diretamente na atual realidade da empresa e oferecer soluções precisas para diminuir os impactos na estrutura organizacional da SUPERSOFT.
Para isso, fora elaborado um plano de ação com análises e sugestões para cada aspecto levantado, onde o principal objetivo é facilitar o convívio dentro da empresa, melhorando também o resultado externo, como captação e fidelização de novos clientes.
ANÁLISES E CONSIDERAÇÕES:
Para atender as demandas apresentadas pela Diretora Administrativa, as quais envolveriam o esclarecimento de rescisão contratual de uma de suas colaboradoras, contribuir para a elucidação de dúvidas em relação aos pagamentos de mais dois funcionários, elaborar um método de incentivo aos colaboradores que não comprometesse ainda mais a situação financeira da empresa e por fim apresentar um programa para melhorar as relações com os empregados fora aplicado um método que pudesse atender as solicitações de forma abrangente, porém sem deixar com que uma ação interferisse na outra.
Com isso, deu-se inicio a elaboração do Termo de Rescisão da Sr.ª Rosa Dirce de Sousa (Anexo A), a qual tomou a iniciativa em pedir demissão, alegando cansaço excessivo. Em um primeiro momento, Rosa comunicou aos seus Gestores que a distância de sua residência com o trabalho estava lhe tomando muito tempo e dinheiro para locomoção e como a empresa não poderia oferecer-lhe nenhuma contrapartida, optou por aceitar o pedido sem maiores interferências.
Diante desta prerrogativa, a empresa deveria lançar no mercado a disponibilidade da vaga para que a mesma pudesse ser preenchida até o cumprimento do aviso prévio da funcionária. Com isso, fora apresentado a descrição do cargo e o perfil estimado para preenchê-lo, bem como as perguntas a serem aplicadas buscando principalmente conhecer melhor as características pessoais e profissionais das candidatas (Anexo A). Os meios de comunicação adotados foram, a página do Facebook da empresa e anúncios na rádio locas mel, considerando que são dois meios de alto alcance do público.
Em continuidades aos trabalhos, os funcionários Leonardo e Luiz Carlos foram convidados para um pequeno dialogo, onde suas dúvidas em relação ao pagamento do mês de novembro pudessem ser esclarecidas.
Para Luiz Carlos o mais difícil era compreender porque seus descontos eram varáveis e naquele mês teria sido consideravelmente alto, então utilizando o seu demonstrativo de pagamento (Anexo B), fora lhe orientado que seus descontos baseiam-se sobre os seus proventos, visto que ele possui renda fixa acrescida de comissão de 3% sobre suas vendas, sendo assim, ao menos que ele mantivesse um padrão de vendas mensais, seu rendimento sempre seria variável e em conseqüência seus descontos, sendo INSS 11% e Imposto de Renda de Pessoa Física para aquele mês de 22,5% conforme tabelas da Previdência Social e da Receita Federal, que apresenta as porcentagens à serem aplicadas conforme cada rendimento e no caso de IRRF ainda demonstra a parcela de desconto para cada aplicação.
...