O PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO CURSO
Por: Júlio César • 30/4/2018 • Relatório de pesquisa • 5.993 Palavras (24 Páginas) • 500 Visualizações
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO CURSO SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 3ª SÉRIE
Cayo Benício Sousa Silva RA: 5987393535
Júlio Cesar Ildefonso da Silva RA: 1909595119
Marcelo dos Santos Silva RA: 5419818440
Rodrigo Morais Sousa RA: 6025823977
Tutor presencial: Fabiano Almeida
Tutor a distância: Gilberto Carmo de Morais
Valparaíso de goías 2018
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO CURSO SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 3ª SÉRIE (PROINTER III - PARCIAL)
Trabalho desenvolvido para o curso Superior de Tecnologia em logística, com objetivo teórico sobre o embasamento, os conceitos pertinenetes à logistica empresarial; planejamento, programação e controle da produção; gestão de custos logísticos, gestão de marketing; modais, intermodalidade, multimodalidade e cabotagem.
Valparaíso de goías 2018
SUMÁRIO
1. CONCEITOS DA LOGÍSTICA 6
1.1 Importancia 9
1.1.1 Objetivo 9
1.1.2 Aplicabilidades do planejamento 11
1.1.3 Planejamento Tático 12
1.1.4 Planejamento Operacional 12
1.1.5 Programação e controle da produçao 12
2. CUSTOS FIXOS X VARIÁVEIS 13
2.1 Transportes 14
2.1.1 Armazenagem 14
2.1.2 Embalagens 15
3. GERENCIANDO OS CUSTOS 16
3.1 Custos de Armazenagem e Movimentação de Materiais 17
3.1.1 Custos de Transporte 18
3.1.2 Custos de Embalagem 18
3.1.3 Custos de Manutenção de Inventário 18
3.1.4 Custos de Tecnologia da Informação 19
3.1.5 Custos Decorrentes de Lotes 20
3.1.6 Custos Decorrentes de Nível de Serviço 21
4. CUSTOS LOGÍSTICOS – UMA VISÃO GERENCIAL 21
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 22
Análise SWOT 23
5.1 Multimodalidade 24
5.1.1 Vantagens da multimodalidade 25
5.1.2 Intermodalidade 25
5.1.3 Vantagens da intermodalidade 26
5.1.4 Cabotagem 26
5.1.5 Vantagens da cabotagem 27
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
1. CONCEITOS DA LOGÍSTICA
A Logística é uma palavra que possui a mesma base do termo lógica, detem nascença grega, porém o mais recente signfificado que é atribuido à logóstica possui nacionalidade francesa logistique, uma concepção que originou-se do militarismo que refere-se atividade de alojamento, trabalho em equipe, provimento de tropas e transportes. Nos dias atuais o termo logóstica está associado à área de administração de empresas mencionando de modo específico atividades interligadas a fabricação e arranjo de produtos.
Segundo Magee, citado por Benjamin (2006, p. 31) a logística é “a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fonte ao consumidor. O sistema logístico inclui o fluxo total de materiais, desde a aquisição da matéria-prima até à entrega dos produtos acabados aos consumidores finais, apesar de, tradicionalmente, as empresas isoladas controlarem, directamente, somente uma parte do sistema total de distribuição física do seu produto.”
A logística representa uma série de práticas que devem ser seguidas rigidamente visando garantir que o produto final esteja em menos tempo possível e em perfeitas condições em quantidade certa, no instante adequado e no local adequado no seu destino final, visando sempre a redução de custos e por conseguinte o maior lucro possível, e isso compreende desde a aquisição da matéria prima até a produção do produto e seu ordenamento. Esse método engloba o estudo, a análise e destina a exposição das melhores maneiras do uso de transporte, armazenamento, fabricação e distribuição com produtos levando em conta o leadtime, no qual visa organização, contabilização dos materiais e produtos a partir da confecção até o destino final.
Para Ballou, citado por Benjamin (2006, p. 32) a logística “trata de todas as actividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providênciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.”
A logística em seu desenvolvimento engloba a coordenação de todos os modais de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquiaviário e dutoviário.
- O modal rodoviário é o mais utilizado na logística do Brasil, visto o baixo custo para envio de cargas.
- O ferroviário indicado para o transperte de grandes volumes, é classificado como de baixo custo em relação aos demais em função de apresentar caminhos fixos, sendo inflexível a mudança do trajeto.
- O transporte aéreo sendo inidcado àqueles casos mais importantes no qual o produto final deve chegar ao seu destino final em um curto prazo, sendo o meio de transporte com valores mais elevados.
- O dutoviário que tem a finalidade de transportar somente produtos líquidos ou gasosos.
O termo conhecido como supply chain ou cadeia de suprimentos compreende a técnica inserida na etapa de vida do produto, desde o início da produção até chegada do item no consumidor final, fazendo parte detodo esse arranjo os fabricantes, fornecedores, armazéns para guarda e conservação dos produtos acabados, distribuidores, consumidores e vendedores.
A logística trata-se de um módulo especializado com relação a cadeia de suprimentos, no tempo em que a primeira possui foco principal no transporte e armazenamento de mercadorias a segunda engloba todas as referências de compra e distribuição de produtos, desta forma a administração da cadeia de suprimentos é responsável pela incumbência operacional associada de modo direto ou indireto ao produto acabado.
...