O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca
Por: Escolinha Fla Caldas Novas • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOÍAS – UEG
CAMPUS CALDAS NOVAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BERENICE MARTINS FERREIRA
BRUNA SILVA GONZAGA
GUSTAVO DE ANDRADE LIMA
IZADORA SANTOS MARTINS DE SOUSA
JÉSSICA ALVES DE LIMA
JHULLY KESSY GOMES DE OLIVEIRA
VITOR PEREIRA DE ALENCAR LUZINI
RESENHA
ARTIGO – RELACIONAMENTO COM LOUIS VUITTON:
O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca
CALDAS NOVAS
2019
BERENICE MARTINS FERREIRA
BRUNA SILVA GONZAGA
GUSTAVO DE ANDRADE LIMA
IZADORA SANTOS MARTINS DE SOUSA
JÉSSICA ALVES DE LIMA
JHULLY KESSY GOMES DE OLIVEIRA
VITOR PEREIRA DE ALENCAR LUZINI
RESENHA
ARTIGO – RELACIONAMENTO COM LOUIS VUITTON:
O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca
Resenha realizada como método de avaliação e aprendizagem, na disciplina de Temas Emergentes da Administração, para o 3º período do Curso de Administração, sob supervisão da
Prof.ª Zilda Lopes Rombaldi, na Universidade Estadual de Goiás –UEG Campus Caldas Novas.
CALDAS NOVAS
2019
RESENHA
O artigo: “Relacionamento com Louis Vuitton: O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca” das autoras: Gisela Demo, Fernanda Tiberti Santos e Eluiza Alberto de Morais Watanabe, publicado em 2018, apresenta o relacionamento entre clientes e a marca Louis Vuitton, de acordo com sua percepção do artigo apresentado, as autoras relatam a importância teórica deste estudo para complementar as lacunas acadêmicas aos estudos dos antecedentes de relacionamento. Além de explanar o estudo na prática como contribuição aos gestores da marca, visando os resultados que poderão ser utilizados como diagnóstico no sentido de identificar pontos que influenciam o relacionamento da mesma com suas clientes, surgindo assim novas estratégias de desenvolvimento de produto, posicionamento de marca e comunicação.
O artigo faz uma introdução sobre o cenário competitivo contemporâneo e a necessidade de fidelizar seus clientes, citando (ROWE; BARNES, 1998).
Em um conceito de CRM (Customer Relationship Management), esclarece que ao entendimento das autoras, seria uma abordagem estratégica e holística que une marketing de relacionamento ao potencial da tecnologia da informação. Desde modo apresenta o marketing de relacionamento com uma peça fundamental para fidelizar suas clientes, apostando em relacionamento direto marca-cliente apostando na identidade representada pelo significado, finalidade e norte da marca.
O estudo do posicionamento da marca perante suas clientes pode ser observado diante dos autores apresentados – Aaker “quando se associa a uma variedade de características da personalidade humana que se combina com uma marca, é possível identificar sua personalidade” entre outros. Outra variável importante de acordo com o artigo, seria o significado do produto, que em conformidade a Richins (1994), toda a relação cliente-empresa pode sofrer uma influencia direta de tal significado. Como possibilidade de investigar as três variáveis em um so modelo, a pesquisa propôs a questão: a personalidade atribuída, a Louis Vuitton e o significado de seus produtos influenciam a percepção que as clientes têm do seu relacionamento com a marca? Assim, o objetivo da pesquisa é identificar a influência da personalidade de marca e do significado de produto na percepção do relacionamento entre as clientes e a marca Louis Vuitton.
O artigo apresenta seu referencial teórico:
- Personalidade da Marca
O artigo demonstra como identificar a identidade de uma marca baseando-se em autores que explanam sobre a questão, alguns disseram que a marca é compreendida por meio de duas dimensões: 1- o que as empresas querem que seus clientes sintam em relação a suas marcas; 2 – representa o que seus clientes realmente deduzem da marca.(PLUMMER, 2003), já em outra referencia, Aaker (1997) estabeleceu um quadro teórico para a construção da personalidade de marca, onde também determinou um numero de dimensões que compõem tal personalidade. Apresentou tambem opiniões no âmbito nacional como Muniz e Marchetti (2012) que desenvolveram uma escala para mensurar a personalidade da marca, a partir da estrutura de Aaker, nesta, cinco dimensões foram identificadas: credibilidade, alegria, audácia, sofisticação e sensibilidade. Além de Scussel e Demo (2016) que fizeram uma análise bibliométrica quanto a personalidade de Marca. Temos ainda Rauschnabel et al.(2016) estudaram a variável no contexto de universidades, enquanto Hong-Youl Há (2016) avaliou a personalidade de marca e sua influência na lealdade do consumidor à marca e por fim, Su e Tong (2016) pesquisaram a personalidade de marca para analisar empiricamente a influência na satisfação e lealdade dos consumidores de marcas de jeans. O que resultou na seguinte conclusão: Os resultados mostraram que as dimensões de personalidade de marca de fato geram e agregam efeitos diferentes sobre a satisfação e fidelidade à marca da clientela.
...