O RESUMO SUSTENTABILIDADE
Por: Rofran35 • 8/8/2017 • Resenha • 992 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
RESUMO
SUSTENTABILIDADE
Como já abordado, sobre os materiais e métodos, o objeto de estudo desta pesquisa foi centrado em duas facções de vestuário, localizada na cidade de Ivatuba - PR, cujas características foram favoráveis à matéria em estudo, uma vez que, como sua sequência produtiva, pôde retratar de forma autêntica o que se propôs como objetivo geral neste estudo. Todo o decorrer da apresentação e análise dos dados, coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas informais, basearam-se na problemática inicialmente levantada, bem como nos objetivos que dirigiram o estudo.
Identificar e descrever as etapas do processo produtivo confeccionista foi um dos objetivos específicos propostos para este estudo. Considera-se que este objetivo fora cumprido, haja vista que ao fixar sua atenção ao processo produtivo de um dos componentes do mix de produtos ofertados pela facção, a confecção de um modelo de calça jeans, as etapas produtivas identificadas na confecção de um lote destas peças, foi representada posteriormente descrita.
Outro objetivo proposto foi quanto ao desenvolvimento de diagnóstico e caracterização ambiental dos insumos empregados, resíduos gerados e sua destinação no processo produtivo confeccionista. Pode-se considerar que este também fora atendido. Isso se fez quando, elaborados quadros que identificaram qualitativamente os insumos empregados, os resíduos gerados, bem como sua destinação nas etapas produtivas identificadas e descritas das peças que atenderam ao primeiro objetivo. Pôde-se constatar através das caracterizações ambientais realizadas que os resíduos gerados nas etapas produtivas destas peças na empresa pesquisada, tendo visto a literatura abordada de Morandi (2000) que destacou que os dejetos gerados pelas atividades industriais, são características ao segmento de atividade que as mesmas atuam, foi uma realidade encontrada neste estudo.
Os resíduos sólidos destacaram-se como aspectos presentes nas etapas produtivas desta peça na costura realizada nas facções, ambas as empresas do segmento de confecções do vestuário, tendo visto que a principal matéria-prima empregada é o tecido. Ambas se deparam com volumes acumulativos de seus dejetos que podem causar impactos significativos ao meio ambiente e que consequentemente comprometem a busca pela sustentabilidade, conforme visto na literatura de Schulte & Ramos (2009).
Depois de desenvolvidos estes diagnósticos, foi compreendido que os problemas ambientais relacionados aos resíduos gerados nas etapas produtivas destas peças existiam e mereciam devida atenção e minimização. Nesse sentido, o último objetivo: identificar no processo produtivo da empresa pesquisada ações que possam ser configuradas como sendo de desempenho sustentável, bem como, analisar e descrever os benefícios decorrentes com tais ações empregadas, sobre os vértices que alicerça o conceito do desenvolvimento sustentável.
Com base nos dados apresentados e analisados, constataram-se diversos pontos de interseção entre o conceito de desempenho sustentável com as ações praticadas pelas empresas no estudo de caso realizado no processo produtivo da confecção destas peças. Tais ações introduzidas pelas empresas pesquisadas, não seguiam na íntegra a metodologia do Desenvolvimento Sustentável. Foi unânime entre as empresas em meio à coleta de dados a fala de redução dos custos, relativo ao consumo das matérias-primas empregadas, má qualidade e consequentemente índices de retrabalhos e no tratamento e prevenção de acidentes ambientais. Essas ações juntamente aos benefícios decorrentes foram resumidas, depois de identificadas e analisadas em quadros conciliando tais ações e benefícios aos vértices que alicerça o conceito de desenvolvimento sustentável.
Por fim, resgatados os objetivos traçados e atendidos neste estudo de caso, evidenciou-se o alcance do objetivo geral, o qual compreendeu: analisar o processo produtivo de uma facção de vestuário, verificando o uso de práticas de gestão ambiental. De tal modo, foram constatadas que as empresas não estão tão atentas (de maneira formal) as práticas de gestão ambiental. Contudo, através desta pesquisa percebeu-se que, mesmo não tendo conhecimento dessa prática de gestão ambiental em sua concepção teórica, elas desenvolvem ações de desenvolvimento sustentável como visto na avalição, não seguindo respectivamente a ordem priorizada pela metodologia e propiciam benefícios econômicos, ambientais e sociais, estes condizentes para que se promova com excelência um desenvolvimento industrial mais sustentável. Assim compreende-se, que a questão problema norteadora desta pesquisa, cujo foco principal era identificar se as facções de vestuário estariam reorganizando de maneira sustentável, seus processos produtivos considerando as práticas de gestão ambiental, foi respondida com êxito.
...