O homen que copiava
Por: gustavofailli • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
0103 PONTO DE PARTIDA - VISÃO SISTEMICA
[pic 1]
Sistema: Conceito
O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram através do tempo, uma maior especialização, na medida em que se tornou praticamente impossível, para uma única pessoa incorporar as informações e o desenvolvimento maciço dos vários ramos do conhecimento. Ex.Leonardo da Vinci seria impossibilidade em nossos tempos atuais e à medida que o indivíduo penetrasse mais fundo em uma determinada área, sua visão global dos problemas estaria reduzida.
E o homem ao se defrontar com uma situação problemática, desejando melhor compreendê-la para poder solucioná-la, classifica-a sob vários aspectos: educacional, social, econômica, militar, médico, científico, tecnológico, etc. Esta decomposição de um todo em partes, facilita a definição dos passos necessários para sua solução, mas torna-se necessário a síntese, a integração das soluções parciais em um solução global do problema em foco.
De uma época de análise, de isolamento e especialização cada vez mais refinada, pouco a pouco começamos a nos deslocar para uma era de síntese, de agregação, de busca do que existe em comum entre as diversas áreas do conhecimento. O momento histórico que reverteu o processo unidirecional da especialização foi a Segunda Guerra Mundial, que exigiu a formação de equipes interdisciplinares, com especialistas de áreas diversas, para equacionar e solucionar os complexos problemas surgidos.
O homem ao se defrontar com uma situação problemática, desejando melhor compreendê-la para poder solucioná-la, classifica-a, isto é, encara-a sob vários aspectos: educacional, social, econômico, militar, médico, científico, tecnológico, etc. Esta decomposição de um todo em partes, facilita a definição dos passos necessários para sua solução. No entanto, torna-se necessário a síntese, a integração das soluções parciais em uma solução global do problema em foco.
A partir da Segunda Guerra Mundial, o economista Kenneth Boulding e o biólogo Ludwig von Bertalanffy formularam e desenvolveram a Teoria dos Sistemas Gerais. De uma época de análise, de isolamento e especialização cada vez mais refinada, pouco a pouco começamos a nos deslocar para uma era de síntese, de agregação, de busca do que existe em comum entre as diversas áreas do conhecimento. A TSG buscava sintetizar as idéias comuns a várias disciplinas.
Sistema => Qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotado de um objetivo.
Ex. Automóvel => composto de vários subsistemas que se inter-relacionam, interagem, interdependem com um objetivo: transportar pessoas. A partir do momento que um subsistema falha, todo o conjunto também para de funcionar.
Hierarquização
Consiste em categorizar, dividir ou separar algo de acordo com um determinado critério de relevância, tamanho, poder, responsabilidade ou complexidade.
Boulding agrupou e hierarquizou os sistemas segundo a complexidade, em oito níveis:
Sistema Fechado
1º Sistemas estáticos => descrição de estruturas, conhecimentos organizados em todos os campos (sistema solar x organograma).
2º Sistemas dinâmicos simples => mecanismos de movimentos predeterminados, conhecimentos teóricos (engrenagens do relógio x disciplinas teóricas).
3º Sistemas cibernéticos simples => dispositivos onde ocorre a comunicação e a integração de informações; sistema se auto-regula dentro de seus limites (termostato x sistemas simples).
Sistema Aberto (inter-relacionamento com o meio exterior)
4º Sistema aberto auto-regulável => entendimento da diferenciação entre fechado e aberto (célula x sistema aberto).
5º Vida Vegetal => divisão do trabalho entre as pessoas na sociedade (folhas, raízes x células).
6º Reino animal => receptores e sistema nervoso desenvolvidos permitindo organizar a mobilidade e comportamento das pessoas (sistema nervoso x comportamento).
7º Ser humano => qualidade auto-reflexiva, tem consciência e capacidade de absorver idéias (homem x consciência).
8º Organização social => papel desempenhado pelo indivíduo, parte interessada na organização (
Componentes e características de um sistema
- Insumos => constituem a energia importada para o funcionamento do sistema: recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos.
- Processamento => a organização deverá ter estruturação que permita transformar os insumos em algo desejável e esperado, dependerá da natureza e da tecnologia a ser empregada.
- Exsumos => Produtos que serão colocados no meio-ambiente.
- Entropia => Tendência que os organismos têm no sentido de desagregação, separação. Exemplos:
Sistema fechado: uma máquina que deixa de funcionar pela desagregação de partes do seu sistema.
Sistema aberto: as pessoas que “param” de funcionar mas a organização pode continuar a importar novos componentes (humanos e materiais).
- Homeostase => processo de defesa natural do corpo. Nas organizações é preciso criar dispositivos corretivos para o reequilíbrio do sistema (ação direta e consciente dos gestores).
- Retroalimentação => capacidade do sistema de reajustar sua conduta em função do desempenho já ocorrido. É preciso ter mecanismos que alterem o seu desempenho futuro.
- Decomposição do sistema em subsistema => hierarquização do sistema. (empresa-departamentos-seções-pessoas).
Sistema Organizacional e seus objetivos
- Esclarecimento => Todos na organização devem compreender o objetivo do sistema e como direcionar seus esforços em direção a ele. Quando o subsistema, o grupo, procura otimizar sua atuação , sem considerar o desempenho dos outros subsistemas com quem se inter-relaciona, pode causar danos ao sistema maior.
...