TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel dos Administradores

Por:   •  2/9/2017  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 3

O Papel dos Administradores

Os administradores são responsáveis pelas decisões em nome das organizações. São também agentes econômicos que tem como objetivo maximizar sua satisfação. Administrar é o ato de trabalhar com pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

A essência do papel do administrador é obter resultados pelo desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. Logo, o administrador depende de terceiros para alcançar seus objetivos e os do seu grupo. Ele deve, portanto, ter condições de liderar os membros da sua equipe, de compreendê-los e de tomar decisões em nome da equipe. O administrador deve agir como empresário, transformando recursos em produtos, isto é, em bens e serviços desejados pelas pessoas. Uma das principais qualidades do administrador é saber tomar decisões, além de pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor.

Numa organização, o administrador, estabelece objetivos e rumos e dirige as pessoas que executam o trabalho. Experiências, conhecimentos dos princípios da administração, habilidades em lidar com as pessoas e muita responsabilidade são indispensáveis.

A base geral, em cima da qual o administrador vai construir sua especialidade, deve ser uma preocupação permanente de cada um. Existem administradores funcionais, que supervisionam o trabalho de subordinados dedicados a atividades especializadas de determinada função, como produção industrial, marketing, contabilidade etc, e administradores gerais, responsáveis pelos resultados de pessoas que atuam em diversas funções. No entanto, todo administrador que deseja alcançar os níveis mais altos da sua organização deve ter uma solida base, pois nesses níveis é necessário o conhecimento genérico de todas as funções.

A aprendizagem ocorre não só em cursos, mas também em leituras, filmes, em conversas com amigos e, principalmente, no próprio trabalho. A aprendizagem mais forte é aquela adquirida pela experiência pessoal. O que fazer de cada dificuldade, de cada situação, procurando analisar: por que as coisas acontecem de uma forma e não de outra; por que determinadas decisões foram tomadas; quais eram os interesse reais dos que tomaram as decisões. A analise sistemática das causas de cada situação nos leva a uma experiência extremamente útil, que pode ser aplicada a outras situações na vida e na administração.

A melhor maneira de capitalizar as experiências de terceiros é pela literatura. A boa literatura é o espelho da vida real. Outra característica importante dos administradores é compreender a realidade em que estão inseridos, isto é, o ambiente em que vive. Mas o administrador não precisa e, dependendo da posição que ocupe, não deve ser um sábio generalista. O que se espera de um administrador é que ele faça as coisas acontecerem de forma adequada para gerar resultados positivos para a organização e não que ele saiba muita coisa. Espera-se que o administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para pô-las em ação. O teste decisivo da administração é o resultado da empresa.

Algumas habilidades podem ser validas em quase todos os casos, mas é sabido que, conforme a posição ocupada, as habilidades requeridas variam. Podemos mencionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com