O poder do estado brasileiro
Por: mirtescardoso • 25/7/2017 • Trabalho acadêmico • 558 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JORDÉLIO ALVES[pic 1]
RESENHA DO TEXTO “NOVA HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FONTES ALTERNATIVAS”
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
2017[pic 2]
JORDÉLIO ALVES[pic 3]
RESENHA DO TEXTO “NOVA HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FONTES ALTERNATIVAS”
Trabalho acadêmico apresentado à Disciplina _______ da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Curso de Administração, sob orientação da docente ______.
VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
2017
RESENHA DO TEXTO “GESTÃO DA QUALIDADE: TEORIA E PRÁTICA”
O artigo “Nova história da administração pública brasileira: pressupostos teóricos e fontes alternativas” da autoria de Frederico Lustosa da Costa e Elza Marinho Lustosa da Costa, ambos da Universidade Federal Fluminense pelo Programa de Pós-Graduação em Administração no Rio de Janeiro/RJ.
O texto em questão visa apresentar por meio de uma revisão de literatura tecer discussões sobre a história da administração pública brasileira, a partir da indicação de temas, da reavaliação de seus métodos e, sobretudo, da identificação de novas fontes para a realização de pesquisas orientadas para a historiografia contemporânea.
Para uma melhor compreensão do texto, o artigo está dividido em três partes principais: a primeira faz uma abordagem acerca da historiografia sobre a administração pública no Brasil, apontando iniciativas que buscam romper com a historiografia; a segunda parte estabelece os caminhos teórico-metodológicos que norteiam a identificação e a análise das fontes apresentadas na seção seguinte; na terceira e última seção são analisadas as fontes identificadas nesse primeiro levantamento, agrupando-as segundo as categorias mencionadas.
Ao longo do texto, os autores procuram transmitir ao leitor de que a história da administração pública no Brasil ainda é um tema cheio de controvérsias e com diversas lacunas a serem preenchidas. Nesse contexto, os autores aduzem que através do levantamento de fontes primárias, secundárias, dentre outras a fim de subsidiar a pesquisa acerca de tal temática puderam concluir que a maior dificuldade reside na própria identificação e acesso a diversificadas fontes que contribuam para novas descobertas de acordo com iniciativas mais recentes.
Em suma, os autores inferem que as novas pesquisas acerca da história da administração pública podem abrir caminhos para trabalhos e discussões que visem facilitar o entendimento deste processo. Ainda segundo os autores, um grande equivoco cometido de forma comum, até certo ponto, é a não diferenciação entre administração pública e política que alguns estudiosos deixaram de efetuar.
Assim, de forma sintetizada e objetiva, o presente artigo apresenta um conteúdo vasto e atual acerca da temática abordada. Embora utilizando uma linguagem técnica, o texto apresenta clareza e fornece informações relevantes à formação acadêmica e ao cotidiano profissional dos que atuam na área acadêmica, em específico, aos profissionais da área de administração.
...