O que são Tecnologias Sociais? Em que elas se diferenciam das Tecnologias Convencionais?
Por: arileneyasmim • 15/4/2017 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 3.704 Visualizações
1. O que são Tecnologias Sociais? Em que elas se diferenciam das Tecnologias Convencionais?
É um conjunto de técnicas e procedimentos, associados às formas de organização coletiva. É uma tecnologia acessível economicamente, por ser de baixo custo e que depende tanto de conhecimentos populares, como daqueles conhecimentos técnico-científicos.
De acordo com a Rede de Tecnologia Social (RTS), a tecnologia social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidos na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
A grande diferença das Tecnologias Sociais em relação às Tecnologias Convencionais diz respeito ao referencial analítico sobre o qual aquelas são construídas. A social está voltada ao coletivo, as melhorias de qualidade da sociedade, já a convencional objetiva a quantidade da produtividade, ou seja investimento em maquinas e cortes de mão de obra.
2. Você poderia dar algum exemplo de Tecnologia Social?
Reciclagem
3. Explique o relacionamento entre Tecnologia Social, Tecnologia Convencional e Desenvolvimento Sustentável.
As duas tecnologias estão voltadas as pessoas. A tecnologia social refere-se ao social, ao coletivo e a tecnologia convencional refere-se as pessoas como clientes, como usuários. Porem as duas devem também objetivar o desenvolvimento sustentável, a sobrevivência de suas matérias primas e ao futuro das próximas gerações.
4. O que é exclusão digital?
É o distanciamento entre pessoas principalmente entre pobres que ainda não tem acesse ao mundo digital ou tem em pouca proporção e os ricos que estão cada vez mais dependentes e consumidores das tecnologias digitais.
5. Liste as metáforas, segundo Morgan, das organizações. Qual delas é mais condizente com o desenvolvimento sustentável? Por quê?
Máquina (voltada para o controle e a eficiência);
Organismo (desenvolvimento, adaptação);
Cérebro (aprendizagem organizacional);
Cultura (valores e crenças);
Sistema de governo (conflitos de interesses e poder).
Considero que a cultura traz maiores possibilidades de adaptação para que mesmo com o crescimento econômico também haja o desenvolvimento sustentável.
...