O trabalho e o desenvolvimento sustentável
Por: sergiosan • 19/2/2017 • Trabalho acadêmico • 5.395 Palavras (22 Páginas) • 271 Visualizações
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
Curso de Administração e Ciências Contábeis
[pic 1]
O TRABALHO NO SÉCULO XXI:
O trabalho e o desenvolvimento sustentável
Conceição Aparecida Costa
Fabrícia Soares Barboza Gonçalves
Lucas Reis Loyola Castro
Nathália Kely Souza Santos
Rodrigo Marques Ferreira Costa Felisardo
Sérgio Santos Franca
Belo Horizonte
2013
Conceição Aparecida Costa
Fabricia Soares Barboza Gonçalves
Lucas Reis Loyola Castro
Nathalia Kely Souza Santos
Rodrigo Marques Ferreira Costa Felisardo
Sérgio Santos Franca
O TRABALHO NO SÉCULO XXI:
O trabalho e o desenvolvimento sustentável
Projeto Interdisciplinar apresentado às disciplinas do 1º semestre do Curso de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas.
Orientador: Miriam de Oliveira Rondas
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................ 4
2 JUSTIFICATIVA....................................................................... 5
3 PROBLEMAS........................................................................... 6
4 OBJETIVO............................................................................... 6
4.1 Objetivo geral....................................................................... 6
4.2 Objetivo especifico............................................................... 6
5 ITENS DO REFERENCIAL TEORICO....................................... 6
5.1 Contexto do trabalho............................................................ 7
5.1 Considerações a cerca da noção de trabalho...................... 7
1 INTRODUÇÃO
O trabalho sempre esteve presente na vida dos seres humanos e foi por meios dele que ás sociedades se desenvolveram e conseguiram chegar até a atualidade. Ele esteve em constante atividade, desde a mão de obra até o capitalismo intelectual. O trabalho teve um grande valor para a sociedade, agregando-se a continuas evoluções dos serviços da comunicação e da cultural, mas antigamente era essencialmente visto para suprir somente as necessidades dos trabalhadores .Em constate mudanças e com um grande valor histórico foi gerador de conhecimento para as diversas partes do mundo como riquezas ,matérias ,desenvolvimento ecônomico em todas as sociedades.
O desenvolvimento das sociedades, a evolução industrial e tecnológica levaram ao aumento gradativo da demanda e, devido a isso, as indústrias passaram a consumir os recursos naturais de forma descontrolada, sem que houvesse o cuidado de observar que esses recursos são finitos, passiveis de escassez total com a exploração excessiva no decorrer do tempo. Em toda atividades existente no mundo empresarial, tem efeitos ambientais. No decorrer décadas, a geração de poluentes pelas empresas era entendida como uma conseqüência inevitável nos processos industriais, o que provocou um grau de deteriorização ambiental acentuado em muitas regiões do mundo.
Em 1972 a ONU organizou a 1.Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, que resultou uma grande preocupação sobre a proteção ambiental em diversos países
A falta de comprometimento com o meio ambiente está diretamente ligada com os seres humanos, problemas de saúde é cada vez mais evidentes nas sociedades tais como respiratórias , por gerarem inúmeros problemas como a poluição do ar, dos rios e do mares. Com esse descontrole a sociedade também estaria sendo prejudicada, muitas doenças surgirão, algumas respiratórias, outras videntes em alimentos nas grandes metrópoles. Um dos exemplos relacionado a poluição são as doenças que é mais prejudicial as crianças e aos idosos, mas também está presente nos rios, mares no ar, até nas florestas com que surgisse uma preocupação esta que levou à criação de programas preventivos, com métodos e processos modernos, além de eficiência na produção. Diante disso, surgiu o conceito de Sustentabilidade, que significa atender às necessidades do presente sem comprometer as do futuro. A proposta é reduzir o consumo da matéria prima e de recursos naturais, e, em contra partida, aumentar a reutilização de resíduos, reciclagem e produtos renováveis.
A utilização de recursos naturais de forma consciente traz para as empresas a redução de impostos, vantagens lucrativas, uma visão positiva de seu público em geral, além de colaborar com o meio ambiente e a sociedade.
No entanto, existem algumas desvantagens e obstáculos vividos pelas organizações que zelam por um consumo consciente. Entre eles, destaca - se o custo elevado, gerado pela utilização dos recursos renováveis e a reciclagem. Além disso, faltam incentivos por parte do governo, que, por sua vez contribui apenas com incentivos fiscais, demonstrando interesse na criação de novas leis, tendo em vista apenas a preocupação com a economia. A lei que regulamenta o modo de exploração da natureza por organizações com responsabilidade é a lei ambiental.
A medida que a economia e a produtividade cresceram, na mesma proporção aumentou a preocupação com o consumo irresponsável dos recursos naturais .
Nos dias atuais, as autoridades criaram um modelo de gestão de qualidade que normatiza a ordem de produção. Entre muitos certificados utilizados, a ISSO 14001 é o que mais se aproxima das formas de produção condizentes com as normas estabelecidas pela comissão mundial do meio ambiente.
2 JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento sustentável nas empresas é um assunto em constante evolução, e tornou imprescindível sua discussão na maior parte dos encontros governamentais mundiais. Desta forma, justifica-se a escolha desse tema, que tem como alvo a conscientização da sociedade quanto à responsabilidade social das empresas, na construção de um mundo mais sustentável, e a criação de novos projetos que visam a sustentabilidade.
...