OS BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO ISO /TS16949
Por: Julio Nani • 21/11/2017 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Felipe Matheus Batista de Almeida
Júlio César do Amaral Nani
ISO/TS16949 (Industria Automotiva)
São Bernardo do Campo
4º sem. 2017
Felipe Matheus Batista de Almeida
Júlio César do Amaral Nani
ISO/TS16949 (Industria Automotiva)
Projeto de Trabalho apresentado à disciplina Gestão da Qualidade e Ambiental, no 4° semestre matutino do Curso Informática para negócios, sob a orientação da prof. Cristiane Gomes de Carvalho Fontana.
São Bernardo do Campo
4º sem. 2017
SUMÁRIO
COMO SURGIU A ISO/TS 16949 4
PROCESSOS PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO/TS16949 5
BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO ISO/TS16949 6
REFERÊNCIAS 7
COMO SURGIU A ISO/TS 16949
Para garantir a qualidade dos produtos, a indústria automobilística desenvolveu normas para a cadeia de fornecedores como, por exemplo, a “Chrysler’sSupplierQualityAssurance Manual”, “Ford’s Q-101 Quality System Standards” e “General Motors Target for Excellence”. Porém, a existência de inúmeras normas gerava, para os fornecedores, esforços desnecessários para atender a todos os requisitos.
Foi então que em 1988, durante a conferência da Divisão Automotiva da ASQC (American Society for QualityControl), foi criada uma equipe de trabalho para discutir as preocupações dos fornecedores com relação à duplicação de esforços e também de documentação necessária para atender às exigências das três maiores indústrias automotivas americanas. Este grupo trabalhou na harmonização dos requisitos de qualidade das chamadas “Big Three” (Chrysler, Ford e GM) e desenvolveu a norma QS-9000 como uma referência embasada na ISO 9000 para o setor automotivo.
Desde então, a indústria automobilística e toda cadeia de fornecedores percebeu a importância de ter um conjunto harmonizado de requisitos para a sobrevivência do segmento e a busca pela melhoria do desempenho. Em março de 1999 foi lançada a ISO/TS 16949:1999, elaborada conjuntamente entre a ISO e a IATF (InternationalAutomotiveTask Force - Força Tarefa Internacional Automotiva), que é composta por um grupo de montadoras (General Motors, Ford, Daimler Chrysler, BMW, PSA Citroën, Volkswagen, Renault, Fiat) e suas respectivas associações.
A ISO/TS 16949:1999 definia requisitos para sistemas de gestão da qualidade baseados na ISO 9001, AVSQ (Itália), EAQF (França), QS-9000 (USA) e VDA 6.1 (Alemanha), sendo aplicável às plantas de organizações onde produtos especificados pelo cliente são manufaturados para produção e/ou reposição.
Em março de 2002 foi publicada a segunda edição da ISO/TS 16949, tendo toda sua estrutura atualizada conforme a norma ISO 9001:2000, com adição de requisitos específicos da indústria automotiva mundial e com conteúdo mais generalista do que a edição anterior.
Na segunda edição da ISO/TS 16949, um fato importante foi a participação da Associação dos Fabricantes Japoneses - “JapanAutomobileManufacturersAssociation Inc.” (JAMA). Outro fato relevante na ISO/TS 16949:2002 foi a estruturação dos requisitos conforme a abordagem dos processos.
PROCESSOS PARA OBTER A CERTIFICAÇÃOISO/TS16949
O pedido de registro é feito preenchendo o formulário de solicitação de cotação automotiva. Isso fornece informações sobre sua organização para que possamos definir com precisão o escopo da avaliação.
A avaliação consiste em duas visitas obrigatórias que formam a Auditoria de Certificação Inicial (explicada abaixo).
Primeira vistoria: O objetivo desta visita é confirmar que sua organização está pronta para avaliação completa. Seu assessor irá:
- Verificar o escopo da atividade, locais e processos operacionais;
- Revisar os registros das auditorias internas nos últimos 12 meses, incluindo uma auditoria completa conforme os requisitos da IATF 16949;
- Rever as KPI's para tendências de desempenho de clientes e operacionais nos últimos 12 meses, que incluiu;
- Satisfação do cliente;
- Queixas dos clientes;
- Controle de envio ou status especial imposto pelo cliente devido ao mau desempenho
- Envio em tempo;
- Cartões de pontuação do cliente;
- PPM interno e externo;
- Motivação e conscientização dos funcionários;
- Problemas de melhoria contínua e desempenho do fornecedor.
Segunda vistoria: O objetivo desta visita é confirmar que o sistema de gerenciamento está totalmente em conformidade com os requisitos da IATF 16949 na prática. Seu assessor irá:
...