OS DIREITOS HUMANO
Por: Ana Julia Braga • 25/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.578 Palavras (11 Páginas) • 115 Visualizações
ETEC Cidade Tiradentes
Curso Técnico em Administração
Ana Julia de Oliveira Braga
Beatriz Pacheco Bezerra da Silva
Felipe Duarte Basilio
Gabrielly Francisco Lima
MOVIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS
São Paulo
2020
Ana Julia de Oliveira Braga
Beatriz Pacheco Bezerra da Silva
Felipe Duarte Basilio
Gabrielly Francisco Lima
MOVIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS
São Paulo
2020
EPÍGRAFE
"O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência. ”
Friedrich Nietzsche
Sumário
Introdução 5
Conteúdo 6
O que é um movimento social? 6
Contexto histórico – Surgimento 6
Pertinência do Movimento 7
Quais os Limites e Avanços 8
∙ Avanços 8
∙ Limites 10
Qual a relação com a Ética e a Cidadania? 10
Considerações Finais 12
Referências 13
Anexo 14
Introdução
O presente trabalho tem como intuito de apresentar o tema dos Movimento Humanos Direitos, ele é uma prática organizada na Sociedade Civil, sem fins vantajosos, que tem desenvolvido uma série de atividades em prol da paz e dos direitos humanos.
Este projeto tem um olhar especialmente voltado para os problemas do trabalho escravo, dos abusos praticados contra crianças e adolescentes, as questões dos quilombolas, do meio ambiente e dos povos indígenas. O Movimento quer contribuir com a sociedade, cooperando com outras organizações já existentes para ampliar a visibilidade sobre os crimes cometidos contra os direitos humanos no Brasil e no mundo. Eles acreditam que somente o envolvimento popular, a reflexão, o diálogo e o debate, podem promover mudanças para o refinamento de uma consciência cidadã.
Conteúdo
O que é um movimento social?
Movimento social é uma expressão utilizada para designar a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa, promoção, reivindicar direitos, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses, tanto de transformação quanto de preservação da ordem estabelecida na sociedade.
Contexto histórico – Surgimento
Movimento Humanos Direitos é um movimento organizado na Sociedade Civil, sem fins lucrativos, fundado em l982. A motivação principal para o seu surgimento, como iniciativa popular, no cenário brasileiro foi de reação às violações sistematizadas de direitos básicos para a realização da dignidade humana, tanto de iniciativa pública quanto privada, sustentadas na impunidade. A origem da luta pelos Direitos Humanos no Brasil remonta aos anos 60, sobretudo a partir da segunda metade da década. Naquele momento havia algumas entidades dedicadas à tarefa de lutar contra a repressão política e a tortura de presos políticos, entre elas mais se destacam: a Igreja Católica e Igrejas Protestantes, pôr suas alas mais progressistas, através de entidades e grupos com atuação específica; a Associação Brasileira de Imprensa e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Em sentido lato, pode-se afirmar que todas as lutas pela afirmação da dignidade humana e da cidadania e pela superação das injustiças sociais no Brasil, no longo período pré-1964, foram lutas de afirmação dos Direitos Humanos. O golpe de 1964 não significou, apenas, a interrupção, pela força, de um processo sócio-político de emergência das massas, com vistas à construção de uma hegemonia baseada na ótica das maiorias. Representou a implantação de um regime baseado numa ideologia, da “doutrina de segurança nacional”, frontalmente contrária aos princípios da autêntica democracia e dos direitos humanos”.
O Movimento Humanos Direitos atua da seguinte forma: cria mobilizações para reivindicar mudanças nas políticas públicas; cria vinhetas informativas para a televisão; participa de julgamentos; visita regiões de ameaças e violências, assim como as vítimas e seus parentes; discute projetos; faz parcerias e institui um prêmio. O Movimento Humanos Direitos é presidido por Marcos Winter. Para ser filiado, é necessário abraçar a causa, ser indicado por algum dos componentes do movimento e ser aprovado pelos demais em uma de suas reuniões.
Pertinência do Movimento
Até o início do século XX, o conceito de movimentos sociais contemplava apenas a organização e a ação dos trabalhadores em sindicatos. Após os anos passados até a década de 60, estudiosos decidiram definitivamente estudar e entender o que a por trás justamente do movimento, o conceito envolve uma problemática simetria entre empiria e teoria. Em outras palavras, ele surge nas lutas sociais e, posteriormente, é apropriado pelos pesquisadores que passaram a dedicar-se ao seu estudo.
Logo, entendemos que o movimento não está apenas em um conjunto de pessoas por uma justa causa, mas reunidos por diversos motivos simbólicos e com que fizessem lutar pelos princípios em comum. Está prática pode ser praticada em inúmeras possibilidades, fatos históricos apontam alguns dos movimentos de revolução que demonstram de forma coerente as maneiras praticadas.
Na década de 30, o movimento conhecido como “Cartismo” inicialmente tinha por objetivo obter direitos de participação política por toda a população, principalmente os trabalhadores que não tinham direitos políticos à época. Este marco deixou seus traços, após conseguir promover um movimento social para conquistar objetivos aos operários da época, diferentemente da ação promovida no passado denominado de Ludismo. Esta ação, que se iniciou século XIX, nos primórdios da Revolução Industrial, e que se notabilizou pela destruição de máquinas como forma de protesto.
...