OS FUNDAMENTOS DE FINANÇAS E ECONOMIA APLICADOS À ENERGIA
Por: Rafaella Baptista • 25/6/2017 • Exam • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 1.013 Visualizações
[pic 1]
PEN5005 – FUNDAMENTOS DE FINANÇAS E ECONOMIA APLICADOS À ENERGIA
Aluna: Rafaella dos S.B. Gonçalves – Aluna Especial
3ª LISTA DE EXERCÍCIOS
UNIDADE 4 – EXTERNALIDADES
PROBLEMAS E APLICAÇÕES
1_ Decida se cada um dos casos a seguir pode gerar uma externalidade positiva, uma externalidade negativa ou nenhuma externalidade. Explique.
- Um cachorro latindo no quintal – externalidade negativa: vizinhos são perturbados pelo barulho e nada podem fazer a respeito. Para isso o governo cria a lei do silêncio.
- Uma festa no dormitório do aluno – externalidade negativa: a festa pode perturbar o aluno que estiver descansando ou estudando.
- Um estudante lento um romance em seu apartamento – nenhuma externalidade, pois não atrapalha ou ajude nenhum terceiro com esta ação.
- O proprietário pintando sua casa – externalidade positiva: pode melhorar a vizinhança pois pode entusiasmar outros moradores a fazerem o mesmo.
- Um estudante com sarampo – externalidade negativa: doença contagiosa que pode infectar as pessoas próximas e espalhar a doença a outras pessoas. O governo intervêm fornecendo vacinas contra a doença.
- Um morador aceita um pagamento de $1000 para deixar o vizinho dar uma festa com banda ao vivo – externalidade negativa: a festa poderá atrapalhar os demais vizinhos da rua, principalmente por apenas 1 dos vizinhos ter sido favorável a festa depois de receber um “incentivo” para liberar a festa.
02. Use um gráfico de oferta e demanda para explicar o efeito de uma externalidade negativa sobre a produção.
Uma externalidade negativa confere um custo adicional ao produto (ex: Cide, na gasolina), o que desloca a curva de oferta para cima e para a esquerda. Assim, o Custo Social é maior que o Custo Privado. Desta forma, a quantidade ofertada (Qótimo) diminui em relação à quantidade de equilibrio (Qmercado).
[pic 2]
03. Existem duas formas de proteger seu automóvel contra roubo. Uma trava de volante ou um rastreador via satélite. Qual dos dois produz uma externalidade negativa que afeta outros proprietários de automóveis? E qual produz externalidade positiva? Há alguma implicação política em sua análise?
A trava no volante produz uma externalidade negativa, pois ao dificultar o roubo daquele automóvel, torna os outros (que não tem trava) mais suscetíveis ao roubo. O rastreador gera externalidade positiva, pois o recurso pode ser usado por toda a sociedade.
QUESTÕES PARA REVISÃO
1_O que é uma externalidade negativa?
Externalidade negativa é o resultado de uma ação sobre um terceiro que mesmo de forma adversa ele é obrigado a arcar com o resultado da ação praticada por outrem. Exemplo: um individuo que joga resto de cigarro na rua e eu que não fumo, terei que arcar com o pagamento da limpeza municipal dos meus impostos por algo que não pratiquei.
2_ O que são impostos corretivos? Por que os economistas preferem esses impostos às regulamentações como maneira de proteger o meio ambiente da poluição?
Imposto corretivo é um imposto destinado a induzir decisores privados a considerar custos sociais que surgem a partir de uma externalidade negativa. Os economistas preferem esses impostos às regulamentações porque esses impostos podem reduzir a ação causadora da externalidade a um custo menor para a sociedade.
UNIDADE 11 – BENS PÚBLICOS E RECURSOS COMUNS
QUESTÕES PARA REVISÃO
1_O que é carona? A presença do problema do carona ajuda ou prejudica a produção de bens públicos? Explique.
Carona é quando alguém recebe o benefício de um bem, mas evita pagar por ele. O uso do carona prejudica a produção de bens públicos. Exemplo: Você constrói uma estrada que será boa e que manterá uma estrutura que será paga via pedágio. Mas ao longo da rota existem alguns atalhos que você pode cortar o trecho onde estão instaladas as cabines de cobrança. Então você utiliza das benesses de uma estrada com pedágio, mas quando está se aproximando do pedágio, você utiliza um atalho para não passar pelo posto de pagamento do pedágio, voltando para a estrada alguns quilômetros depois. Isso é um típico exemplo de carona e de como ela pode afetar negativamente os bens públicos.
...