OS OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Por: giselevalini • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.363 Palavras (10 Páginas) • 194 Visualizações
GESTÃO DE PESOAS: É a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Criar manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização. Criar manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.
DESEMPENHO: “Aplicação dos esforços das pessoas em busca de produtividade efetiva, cujo foco é o cliente.” Pode ser verificada e mensurada. É ação intencional decorrente da aplicação de potenciais e competências que permite o alcance de resultados
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
“É um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos (conhecimentos, metas, habilidades, etc.)” MARRAS, (2000).
OBJETIVOS DA AD: Identificar aqueles empregados que necessitam de aperfeiçoamento.
Definir o grau de contribuição (individual ou grupal) nos resultados da empresa. Descobrir o surgimento de novos talentos na organização. Facilitar o auto‐desenvolvimento dos empregados.
Fornecer feedback aos empregados. Subsidiar programas de mérito, promoções e transferências. Alicerçar a ação do gerente.
Identificação do melhor método a ser aplicado; Aplicação e monitoramento do processo de avaliação; Envolvimento da Lideranças na modelagem do instrumento; Divulgação intensiva na organização para
todos os envolvidos; Viabilização da estruturação dos instrumentos. CICLO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO).
OQUE É O METODO AD? É o caminho pelo qual a empresa materializa os princípios de avaliação, cuja finalidade central é verificar, sob determinadas condições, a aplicação, pelo avaliado, de técnicas de trabalho adquiridas no treinamento. Toda empresa deve adotar seu próprio “pacote” de métodos de AD, levando em conta suas particularidades, política de RH e atividades exercidas pela força de trabalho.
PROPENSÕES E ERROS DO AVALIADOR: Efeito halo: é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado, que o marcou de forma tão significativa que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza. Exemplo: relação de amizade, está sempre disponível.
Efeito tendência central: é aquela em que o avaliador “força” sua avaliação num ponto central
da escala, entre outros motivos, para não se comprometer ou para não criar a onstrangedora
situação de ter de explicar a um subordinado o resultado da avaliação negativa.
GESTÃO DE PESSOAS: Todas as operações de negócios podem ser resumidas em três fatores: pessoas, produtos e lucros. As pessoas vêm em primeiro lugar. Se você não tiver uma boa equipe não poderá fazer muito com o resto.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO: Higiene e segurança do trabalho constituem duas
atividades relacionadas intimamente, que visam garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.
HIGIENE DO TRABALHO: “A Higiene do Trabalho refere‐se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando‐o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. A higiene do trabalho está relacionada com o diagnóstico e com a prevenção de doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho”.
SEGURANÇA DO TRABALHO: O conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras
do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
CAUSA DO ACIDENTE DE TRABALHO: Ato inseguro: é a maneira pela qual o trabalhador
se expõe, consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes. Em outras palavras é o tipo de comportamento que leva ao acidente. São responsáveis por 90% dos acidentes de acordo com a OMS.
Condição Insegura: São as deficiências, defeitos, irregularidades técnicas que constituem riscos para a integridade física do trabalhador. É a situação que provoca o acidente de trabalho. Exemplos: Escada quebrada. Ferro pontiagudo, fio desencapado. Equipamentos sem manutenção. Falta de EPI, entre outros.
ACIDENTE DE TRABALHO: Acidentes sem afastamento: É o acidente em que
o acidentado pode exercer a sua função normal, no mesmo dia do acidente ou no dia seguinte. Acidentes com afastamento: É o acidente que provoca a incapacidade temporária, incapacidade permanente ou morte do acidentado.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A preocupação com o bem‐estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas, envolvendo tanto aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicológicos do local de trabalho.
Organizacional- ‐ Planos de carreiras igualitários. ‐ Clareza das políticas e procedimentos.
Social- ‐ Investimento na educação formação dos funcionários. ‐ Benefícios familiares. ‐ Atividades culturais e esportivas
Psicológica- ‐ Valorização dos funcionários ‐ Apoio psicológico ‐ Desafio e fatores motivacionais.
Biológica- ‐ Ginástica laboral. ‐ Controles dos acidentes de trabalho. ‐ Conforto físico e eliminação da insalubridade. ‐ Alimentação balanceada ‐ Controle de doenças. Maximiano(20
PRATICAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Ginástica laboral. Promoção de eventos em datas especiais. Bonificações e premiações. Valorização do funcionário. Sala de descanso e lazer. Estudos de ergonomia. Treinamento.
...