OS RECURSOS HUMANOS
Por: eidt2016 • 10/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.556 Palavras (7 Páginas) • 2.696 Visualizações
[pic 2][pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ATIVIDADE
01. Faça uma análise crítica da seguinte abordagem: “A função de administração de recursos humanos nas organizações atuais não se restringe apenas ao departamento de recursos humanos, mas está ligada a cada gerente, a cada supervisor que precisa lidar com as pessoas sob sua subordinação”. Texto 10 linhas
Nas organizações atuais, o papel de gerenciar, planejar, orientar, motivar e controlar as atividades do sistema organizacional não pode se restringir apenas ao departamento de Recursos Humanos. Mesmo não sendo um especialista em RH, um gerente, supervisor ou líder de equipe tem que desempenhar esse papel dentro da organização. Gerenciando pessoas, cargos, planejando atividades e metas, contratando e treinando pessoas de uma forma geral, liderando seus subordinados, fazendo com que desenvolvam suas habilidades e talentos, contando com a assessoria do gestor de Recursos Humanos. Sendo assim, o departamento de Recurso Humano acaba indo direto para os gerentes e supervisores que estão em contato direto com os colaboradores, onde fica a cargo deles avaliar, remunerar, motivar e treinar.
Deixando de ter um Recursos Humanos Departamental para um Recursos Humanos Conceitual, sendo assim um Recursos Humanos direto na mente de seus dirigentes.
02. Dentre as atividades (Políticas de RH), listadas na aula, comente aquelas que mais te chama atenção como fundamental para desenvolvimento organizacional. Sabemos que a prática da Gestão de Recursos Humanos se dá através das políticas, assim, liste e explique pelo menos 03;
1-Treinamento e Desenvolvimento Profissional: Muito Importante estar em constante treinamento e capacitação profissional dentro da organização. Profissionais bem treinados, decisões mais acertadas, estratégias mais definidas e prejuízos amenizados.
2-Plano Estratégico: Fundamental no rumo da organização, planejando metas, formulando objetivos para a seleção de programas de ação e sua execução, sempre levando em conta os fatores internos e externos da empresa direcionando a mesma para o sucesso.
3- Recrutamento e seleção: Um bom recrutamento e a seleção de pessoas são de extrema importância para a organização, contribui para o bom andamento de suas atividades, colocando pessoas certas nos cargos certos.
03. De que forma uma Gestão RH pode ser estratégica? Em essência, Uma gestão estratégica de pessoas está relacionada a quais aspectos? Justifique;
Na tomada de decisões, estando a frente, planejando camimhos que possam suprir as necessidades de seus colaboradores e os colaboradores suprirem as necessidades da empresa, dessa forma a gestão estratégica passa a ser o ponto de equilíbrio dentro da organização, buscando entender o colaborador e o ambiente em que ele se encontra, gerando a satisfação de todos. Tratando pessoas como o bem mais precioso da organização, sempre levando em consideração os 3 aspectos gerenciais:
- Fatores Contingenciais: São os fatores externos, não controláveis pela empresa mas influenciam em seus resultados.
- Valores e cultura da empresa: Aspectos que estimulam as pessoas, motivam elas a alcançar resultados, gerando a satisfação e o sentimento de auto-realização pessoal de cada colaborador.
- Praticas Gerenciais: Conjunto de ações com o objetivo de satisfazer as necessidades da organização, criando ferramentas, métodos e técnicas que possibilitem a empresa o controle e organização, uma vez que por si só uma empresar não gera resultados sem o conhecimento humano.
04. Conceitue Política de recrutamento e Seleção e Liste as etapas que formam essas políticas;
A Política de Recrutamento e seleção de pessoas é de extrema importância para a organização, ela estabelecendo diretrizes e critérios para atrair profissionais com capacidades de agregar valores e sintonizados com a missão e objetivos da organização.
Conceito de Recrutamento : É todo o esforço, técnicas e normas usadas para atrair pessoas, elaborando anúncios e definindo perfil para a vaga.
Conceito de seleção: É o conjunto de decisões e técnicas usadas para escolher e decidir a contratação do talento.Sendo formada pelas seguintes políticas:
1) Requisição: Motivo pela qual a vaga esta aberta; aumento do quadro de funcionários, remanejamento de funcionário, transferência ou desligamento.
2) Planejamento: Se o recrutamento se dará interno, externo ou terceirizado e definir os critérios, traçando um perfil de candidato para essa vaga.
3) Pesquisar: Banco de dados, anunciar a vaga em mídias, faculdades, escolas, jornais.
4) Triagem: Analise do currículo, escolha do perfil mais próximo dos critérios estabelecidos
5) Seleção: Métodos e praticas de dinâmica em grupo, entrevista coletiva ou individual que levaram a seleção do canditado ao preenchimento da vaga.
05. O que são Fontes de recrutamento? Exemplifique
São locais que podem ser dentro ou fora da empresa. Locais que posso divulgar a vaga ou buscar um canditado. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe e o uso de redes sociais vem crescendo muito como forma de captar e divulgar vagas.
06. Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua idéia;
No processo de recrutamento, o gestor pode optar pelo processo Interno ou externo, levando em consideração os aspecto financeiro e o retorno desejado.
No processo externo será feito um investimento em anúncios, convenio com agencia de empregos, gasto com aplicação de provas e dinâmicas de grupo. Tendo vantagens e desvantagens e seus ganhos:
Vantagens da opção externa:
1.Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas.
2.Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades.
3.Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas.
4.Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações.
5.Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.
...