OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Por: josealmir82 • 22/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.803 Palavras (8 Páginas) • 139 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 4
2.1.1 Organograma da Empresa Tecnosampa: 6
2.2 EMPREENDEDORISMO 6
2.2.1 Resumo Dos Personagens: 7
2.2.2 Ética e relação humanas 8
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre Ética em gestão de projetos, mas concretamente sobre a parceria de cooperação tecnológica entre duas empresas: A empresa brasileira Tecosampa, que foi contratada pela empresa Alemã Steinadler para realização de trabalho de desenvolvimento de informação entre elas, criando uma parceria de desenvolvimento tecnológico.
Nosso objetivo é tratarmos de conhecer sobre as questões que se possa passar dentro de uma empresa. Considerando a perspectiva sistêmica do caso, apresentando a relação entre as empresas, entre os personagens e as informações, características e problemas presentes. Envolvendo a parceria entre as duas empresas (Steinadler e a Tecnosampa). Abordaremos os principais tópicos sobre o assunto, abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim que seja de fácil compreensão, citaremos os processos do sistema de informação gerencial, empreendedorismo e ética e relações humanas.
Esperamos que esta pesquisa seja de grande proveito intelectual, já que buscaremos trazer de forma clara e objetiva os conceitos sobre cada tema apresentado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Os Sistemas de Informação Gerencial são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Em 2014 a empresa Tecnosampa comemorou um resultado positivo nas suas negociações comercias com a empresa alemã Steinadler, assinando cinco novos projetos de desenvolvimento de sistemas de informação, os quais totalizavam um faturamento em torno de 4 milhões.
Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte com aproximadamente 15 anos de existência que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação os seus destaques são: inovação e compromisso de entrega. A Steinadler é uma grande indústria química multinacional com sede na Alemanha com 45 anos de existência e tem filias espalhadas em todos os continentes. A sua especialização e no ramo de tintas e solventes (domésticos e industriais).
Com a inauguração da filial brasileira da Steinadler, em 15 de janeiro de 2001, seus executivos notaram a necessidade de tropicalização do sistemas de informações da matriz. A partir de 2009, concordou em iniciar uma parceria local, com uma empresa de software brasileira, após uma extensa análise dos fornecedores de software brasileiros, a Tecnosampa chamou a atenção dos executivos da Steinadler brasileira, devido a sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexo.
O início da parceria entre a Tecnosampa e a Steinadler se iniciou no segundo semestre de 2009. E, como todo início de parceria, os projetos eram relacionados a contextos de menor risco operacional.
No lado da empresa Tecnosampa os personagem envolvidos era o Sr. Nogueira, ao qual ocupava o cargo de presidente da empresa, era engenheiro de formação e sempre trabalhava na área de tecnologia, embora não diretamente com desenvolvimento de sistemas, logo abaixo do presidente se encontrava os dois vice presidente: o Sr Ferreira que era responsável pela área de operações da empresa, de modo que qualquer entrega era responsabilidade da área a ele subordinada e o vice presidente Sr. Pereira que era responsável por pela conquista de novos clientes e também pela preservação dos clientes atuais.
Nesse cenário se encontrava Silvio Backer, o gerente de projetos da empresa Tecnosampa. Silvio era o líder mais adequado disponível no quadro de colaboradores, graduado em engenharia em universidade de primeira linha do País, com especializações e certificação em gestão de projetos. Sua área sempre foi desenvolvimento de sistema de informação e posteriormente, gerente na Tecnosampa. Além da sua formação nosso protagonista também tinha conhecimentos básicos no idioma alemão e por isso foi bem sucedido em conduzir diálogos com a diretoria da Steinadler.
A área de TI da Steinadler brasileira era fortemente subordinada à área de TI da matriz alemã. Todos os projetos precisavam estar minuciosamente especificados para que a verba de execução fosse liberada, conflito interno que incomodava o Silvio era ser obrigado a forjar evidências e artefatos irreais que registrariam o andamento de determinados projetos de software, porem projetos diferentes eram executados. Os registros de evidência eram necessários para prestar contas à TI da matriz e para sustentar uma possível auditoria. Além disso, alguns projetos contratados eram superfaturados. O conhecimento técnico de Silvio e de sua equipe, era aplicado para a execução dos projetos, mas também era utilizado para criar essas evidências das atividades não realizadas, que precisavam ser consistentes. para assegurar a tranquilidade dos executivos de ambas as empresas, bem como a prosperidade da parceria.
2.1.1 Organograma da Empresa Tecnosampa:
2.2 EMPREENDEDORISMO:
Empreendedorismo é o resultado da ação de empreender, está diretamente ligado a inovação criatividade, ou seja, implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.
Após o fim da segunda guerra mundial a ONU fez um levantamento para saber qual seria o perfil ideal de um empreendedor de sucesso e objetivando levantar comportamentos
...