Organização Mundial da Saúde como substância cancerígena
Por: Eliézer Cláudio • 31/5/2017 • Artigo • 295 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
TAREFA 3.2
O Amianto foi muito utilizado nos materiais de construção civil por muitas décadas. Porém o mesmo é considerado pela Organização Mundial da Saúde como substância cancerígena, por isso o mesmo já foi proibido em mais de 60 países. No Brasil, o uso dessa substância ainda é permitida pela Lei nº 9.055, de 1 de junho de 1995, que trata em seu caput da “Disciplina a extração, industrialização, utilização, comercialização e transporte do asbesto/amianto e dos produtos que o contenham, bem como das fibras naturais e artificiais, de qualquer origem”.
Devido ao Brasil ser o terceiro maior produtor do mundo dessa substânticia, há dificuldade no país da proibição total da mesma, já que representa uma boa parcela a economia nacional. Mas já existem opções mais sustentáveis de fibras para se agregar nos produtos da construção civil. Logo, essa resistência por parte dos defensores do amianto baseia-se somente em princípios econômicos, políticos e não na saúde do trabalhador e meio ambiente.
Alguns estados brasileiros já proibiram o uso da substância, mas estão em julgamento na justiça pois os defensores alegam que a proibição é inconstitucional, já que sua comercialização está prevista na Lei Maior. O fato é o número de trabalhadores que adoecem após exposição prolongada ao produto só aumenta, o que vai custar ao governo os tratamentos de saúde dos mesmos.
Os prejuízos a saúde do trabalhador são imensos, portanto deve-se banir o uso desse produto no Brasil e incentivar o uso de produtos mais sustentáveis, investindo em tecnologia e capital humano. Assim, busca-se uma melhoria no ambiente de trabalho onde o trabalhador possa sentir mais seguro e o país possa continuar crescendo economicamente.
...