Organogramas e como funcionam nas empresas
Por: Camila Döring • 18/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 395 Palavras (2 Páginas) • 643 Visualizações
ATIVIDADE ESTRUTURADA – ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Adriano Moraes, Camila Döring, Cristiane Machado e Hanna Gottfried
PONTO 1:
Missão: Conquistar a satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, prestando serviços de qualidade e agindo de maneira ética.
No organograma abaixo de um pequeno mercado, com uma organização informal não contendo os cargos descritos e apresentados, utilizando o método de departamentalização funcional visando á especialização dos membros da empresa com o trabalho em equipe e apresentando uma organização do tipo linear.
Nota-se uma estrutura mais simples por ser uma empresa menor, apresentando semelhanças entre suas atividades, não contendo muitos funcionários, mas com o estilo de liderança autocrata e o poder centralizado em um só superior.
[pic 1]
ASSOCIAÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE
Missão: Realizar o transporte coletivo rodoviário de passageiros com qualidade e resultados, proporcionando o crescimento, a responsabilidade social e a evolução pessoal e profissional dos colaborados.
A segunda empresa com um porte médio/grande tem uma complexidade maior pelo seu tamanho e diferentes departamentos, com uma estrutura de organização formal descritas no organograma abaixo, como a outra empresa descrita acima utiliza a departamentalização funcional e o tipo linear de organização com cada departamento contendo seu respectivo líder, remetendo-se á ele para a resolução das tarefas e cumprimento das solicitações feitas, mas com uma centralização de poder um pouco mais complexa pelo número de pessoas que o superior tem para coordenar utilizando a liderança autocrata.
Por ser uma empresa mais complexa há uma descrição de cargos, tarefas e salários para melhor organização e entendimento da empresa.
[pic 2]
O mercado já apresenta uma organização informal, não contento cargos descritos e isso torna-se um pouco desorganizado, mas com uma complexidade menor pois é uma empresa de pequeno porte que pode ser controlada com mais facilidade. A organização linear e o estilo de liderança autocrata também dificulta e sobrecarrega o seu superior com a demanda de decisão e controle da empresa.
A empresa ATP utilizando o modo linear igual a empresa de pequeno porte, apresenta algumas desvantagens como a sobrecarga do chefe, pois á uma centralização de poder não favorecendo a especialização de seus colaboradores, com uma complexidade de liderança maior devido ao número de subordinados, uma organização rígida e encontra uma dificuldade de substituição de chefe caso ocorra uma emergência.
Referências bibliográficas:
http://pt.slideshare.net/miltonh/organograma-201201
http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/hispecielemaonline/sumario/10/19042010081633.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_e_m%C3%A9dia_empresa
https://www.google.com.br/
...