Os 10 papéis de um líder
Por: Eduardo32 • 30/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 633 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
Página 1 de 3
ATIVIDADE 2: Pesquisar sobre os 10 papéis do Gerente Henry Mintzberg e responder as seguintes questões:
- Como o seu gestor desempenha cada um dos 10 papéis (onde ele se dobra) e quais as suas falhas?
- O que você faria de diferente em relação a eles?
- Quais são os seus pontos fortes e fracos e onde você precisa melhorar?
- Símbolo: O gerente tem uma grande responsabilidade em divulgar os serviços da empresa, dando informações e tomando decisões para o bem da empresa, direcionando melhorias e novas tecnologias. A falha é as decisões a serem tomadas, pois se o grupo de gestores não estão de acordo, os negócios não se concretiza.
- Líder: Para ser um grande líder ele precisa ganhar a equipe, a confiança, pois um líder diz “vamos fazer” e não “faça”. A melhor forma de definir um líder é de uma forma hierarca de funções: as constrói, as controla, as desenvolve, as dirige, sempre com referência a um escopo definido. A maior falha é o estilo autoritário, deixa de ser líder, virando o diretor mostrando abuso de poder.
- Ligação: É fundamental ter em uma empresa, pois envolve o relacionamento de uma cadeia (diversos setores), a fim de dar informações , troca de dados, tirar dúvidas e ajudar um e o outro. Se não obtém esses dados, internamente a empresa entra em desacordo, atrito e até problema de relacionamento entre funcionários e direção.
- Monitor: Supri a falta do líder no setor. É uma pessoa importante, pois ajuda na linha de produção abastecendo máquinas, controlando a produção e monitorando os funcionários do setor. Um problema grave do monitor, é a visão do funcionário tem sobre sua pessoa. A visão do funcionário é que são conhecidos como “dedo-duro”, implicam com alguns funcionários e deixa de ser amigo para ser simplesmente um autoritário.
- Disseminador: Tanto o líder como o monitor, tem essa função de trazer informações para os funcionários do que está acontecendo no momento, novos trabalhos, projetos a serem desenvolvidos e até eventos a serem feitos. Não havendo informações certas e novos projetos não desenvolvidos, haverá um grande desânimo, essa é uma falha muito grande.
- Porta-voz: São os olhos e ouvidos de dentro e fora da empresa, que são úteis para detectar assuntos delicados com os quais a empresa poderá confrontar e que pode impactar em sua imagem. Tem contatos diários próximos com a alta direção da empresa para se assegurar de que a imagem da corporação está sendo mantida de forma coerente.
- Entrepreneur: (Empreendedor) é o principal personagem ou profissional de desenvolvimento econômico e social de uma empresa. Identifica oportunidades, busca os recursos para transformar em negócios lucrativo. Está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades da empresa. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto, esse é o papel do empreendedor.
- Controlador de Distúrbios: Em épocas de crise produtiva e financeira, é o responsável em agregar soluções positivas e motivar os funcionários em tempos de turbulência, dando um certo equilíbrio para poder solucionar os problemas.
- Administrador de Recursos: O Administrador de Recursos permite gerenciar cargas de trabalho e recursos especificando limites de consumo. No contexto, carga de trabalho é um conjunto de consultas ou solicitações de tamanho similar que podem e devem, ser tratadas como uma única entidade. Esse não é um requisito, mas quanto mais uniforme for o padrão de uso de recurso de uma carga de trabalho, mais benefícios você possivelmente obterá.
- Negociador: é aquele que procura atingir um acordo, com o objetivo de encontrar um ponto que satisfaça as partes envolvidas no processo. Uma característica importante de um negociador é comunicar-se bem e falar não na hora certa, são os atributos de um negociador.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com