Os Conceitos Estratégicos
Por: left • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 589 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Conceitos estratégicos
O primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer planejamento estratégico é definir a Missão, Visão e Valores da organização. Neste sentido, esse passo é o que dá o “norte” que a organização deverá seguir, sendo assim, sem estas definições, o restante do planejamento perde o sentido.
Negócio
Negócio pode ser definido como a essência do que a organização faz, o que é produzido e entregue aos seus clientes. Em outras palavras, é o algo de valor que a organização oferece ao seu público alvo, cumprindo com seus objetivos.
Missão
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. Enfim, trata-se da declaração sobre o que a organização é qual seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão define a identidade da empresa e não costuma mudar ao longo do tempo. Por exemplo, a missão da Treasy é “Simplificar o Planejamento Financeiro das organizações”.
Outras definições de missão:
“A missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).
“A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes).
“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).
Visão
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos. Desta forma, representa um estado futuro para a organização, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra. Por exemplo, A Kopenhagen, tem como visão “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.
Outras definições de visão:
“Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)
“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)
“Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)
Valores
Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas
...