Os Diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional
Por: raquela2013 • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 921 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
De acordo com o artigo Garcia, Denise B.. Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional, qualquer pessoa pode se tornar um líder de uma equipe, pois para se tornar um grande líder é necessário ter vivenciado grandes experiências no decorrer de sua carreira, nesse artigo expressa a existência de três tipos de liderança:
Liderança democrática o líder mostra o que precisa ser feito e permite que seus liderados decidam entre si o que cada um desenvolverá no trabalho proposto. E de acordo com o resultado chegado o líder critica ou elogia a equipe de forma geral e não individual. Isso resulta em colaboradores mais confiantes, responsáveis e motivados.
Liderança autocrática o líder delega as funções que cada colaborador deverá fazer durante o processo. E conforme o resultado o líder elogia ou critica os colaboradores, porém, de forma individual. Isso resulta em colaboradores tensos e estressados.
Liderança Liberal o líder permite que sua equipe tenha a liberdade de decidir o que fazer e como fazer, sem intervir e sem dar orientações para a equipe, deixando-os a vontade. Resulta em um líder que transfere sua autoridade para os seus liderados.
A organização precisa ter sempre um bom líder para que o clima organizacional seja um ambiente em que os colaboradores se sintam satisfeitos, ou seja, suas necessidades sejam supridas, é através dele que os colaboradores se sintam motivados no seu cotidiano de trabalho, o comportamento dos colaboradores depende da situação do clima organizacional, podendo até desmotiva-los se não se sentirem satisfeitos.
Já no vídeo Estilos de Liderança, mostra outros tipos de liderança, que são:
Líder através da coerção ocasiona medo nos liderados de forma a ser instável sua relação com a equipe.
Líder conselheiro delega tarefas desafiadoras aos seus liderados e os direciona, motivando-os até o desafio ser realizado.
Líder agregador age de forma priorizando a harmonia entre seus colaboradores contribuindo com a flexibilidade e amizade entre os colaboradores.
O líder democrático é como um líder conselheiro e um líder agregador mostra o que precisa ser feito e permite que os colaboradores desenvolvam suas tarefas com responsabilidade e motivação. Sempre dando um retorno para a equipe de forma generalizada.
Na liderança autocrática tem relação com o líder através da coerção, pois dando todas as funções para sua equipe não sendo flexível faz com que seus liderados se sintam pressionados com medo e estressados, transformando o clima organizacional em total desordem.
A liderança liberal não é uma boa forma de liderar uma equipe, pois dessa forma os liderados estarão sem nenhuma direção a seguir e por consequência grande possibilidade de se distanciarem do objetivo final da organização.
Na Cafeteria o proprietário mantém uma liderança autocrática fazendo com que os seus funcionários se sintam perdidos, sem saber em que direção seguir, mantendo a desordem na cafeteria e resultando na insatisfação dos clientes. Para a Cafeteria alcançar o sucesso é preciso mudar esse tipo de liderança para um líder democrático que mostre a direção a seguir e as tarefas a serem concretizadas. Um líder conselheiro que ajude os funcionários a desenvolverem as tarefas do dia a dia ajudando-os nas necessidades que surgirem e um líder agregador que ajude no clima organizacional, que se importe com a felicidade, harmonia e a motivação da sua equipe e principalmente deve ser um gestor descentralizador, ou seja, precisa dividir as decisões com seus colaboradores.
Para melhorar
...