Os Indicadores de inovação tecnológica
Por: Lurdinhacl • 9/5/2015 • Abstract • 818 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
1. O que você entende por indicadores de inovação tecnológica?
Enumere pelo menos três indicadores e indique o tipo de informação que cada um deles contém.
Indicadores de inovação tecnológica são ferramentas de apoio à decisão relacionada à inovação tecnológica. Eles são usados para mostrar que o processo de inovação tecnológica não é homogêneo, mas condicionado por diversos fatores.
Alguns indicadores e o tipo de informação que cada um deles contém.
• Gastos em P&D - indicam o esforço feito pelos setores privado e governamental em Ciência e Tecnologia.
• Investimento em Conhecimento - são somados gastos em P&D, gastos com educação superior pública e privada e investimento em software.
• Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia (C&T) – são definidos de acordo com o Manual de Canberra (OECD, 1995), como pessoas graduadas no terceiro nível de educação ou pessoas empregadas em ocupações de C&T para as quais são exigidas altas qualificações e o potencial de inovação é alto. Pode ser citado o número de graduados por ano (em geral, por região, por curso, estrangeiros e nacionais, por exemplo); número de pós-graduados, pessoal empregado em P&D e ganho por nível educacional.
2. Quais foram os condicionantes do processo de inovação tecnológica que estudamos no texto?
Intensidade Tecnológica, Padrões Setoriais de Inovação Tecnológica, Influência da Localização Geográfica sobre o Processo de Inovação, O ambiente em que se dá (sistema nacional/ regional de inovação), O setor da economia do agente inovador e o mercado para o qual a inovação se destina.
3. Explique como a intensidade tecnológica condiciona o processo de inovação tecnológica.
A classificação por intensidade tecnológica - Alta intensidade tecnológica, Média alta intensidade tecnológica, Média baixa intensidade tecnológica, Baixa intensidade tecnológica - é interessante para identificar algumas diferenças estruturais entre o padrão de esforços para inovação tecnológica de países desenvolvidos e o padrão daqueles em desenvolvimento. Nas nações desenvolvidas, a intensidade tecnológica descreve, em geral, a velocidade de deslocamento da fronteira tecnológica internacional. Nos países em desenvolvimento, essa intensidade descreve os esforços relativos realizados no processo de acompanhar a fronteira tecnológica por meio, principalmente, da difusão das novas tecnologias (FURTADO; CARVALHO, 2005).
4. Explique como os padrões setoriais de inovação tecnológica condicionam o processo de inovação tecnológica.
Dentro de cada categoria há certa homogeneidade que permite uma avaliação mais precisa da inovação para os setores daquela categoria bem como a formulação de instrumentos de incentivo à inovação mais adequados para os diversos setores. Os padrões setoriais impõem determinados comportamentos às empresas no que se refere à inovação; e a classificação permite que sejam vistas as assimetrias entre os setores no que se refere à inovação. Indica que há certa ordem no relacionamento entre os setores, uma vez que alguns deles são responsáveis pela geração e transmissão de conhecimentos técnicos, de um lado, e há os receptores desse progresso técnico, de outro. A inovação tecnológica, também, é sensível ao ambiente empresarial no qual ela se dá.
5. A localização geográfica é fator condicionante da inovação tecnológica?
...