Os Recursos Humanos
Por: luizafssouza • 27/7/2017 • Resenha • 525 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO-FAGOC
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO
Aluno: Luiza Fernandes da Silva Souza
Disciplina:
Prof: Thiara
- Qual é o pensamento (conceito) e modelo da nova Gestão de pessoas?
- Na sua opinião, porque houve mudanças de estrutura e conceito de gestão de pessoas ao longo dos anos? Quais foram as mudanças conjunturais, as tendências que modificaram seu contexto?
- Comente sobre a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os individuais. Se há, de fato, possibilidades dessa compatibilização.
- Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isto significa?
- O que vocês entendem (conceito) de Gestão de Pessoas.
- Na sua opinião, quais os principais objetivos da Gestão de Pessoas, aqueles que são mais importantes.
- Quais são os processos da Gestão de Pessoas? E, na sua opinião, qual é o mais difícil de ser implementado e porquê?
- Como você estruturaria (prioritário) um órgão de Gestão de Pessoas?
- Como assistente social o que esse novo modelo de Gestão de Pessoas pode agregar ao seu trabalho como profissional liberal? Quais iniciativas você tomaria para melhorar o seu trabalho interno?
Atualmente a Gestão de Pessoas é pensada como responsável por motivar e reter talentos, gerindo o capital intelectual das empresas, visando qualidade de vida para os colaboradores, tornando-os parceiros nesta nova era chamada de “era da informação”. Assim como a história se modifica ao longo dos anos, o conceito de gestão de pessoas também sofreu alterações ao longo do tempo, seguindo as modificações políticas, sociais e de mercado, algumas das modificações mais significativas são:
- A partir do século XIX até início 1930 – com fase pioneira, onde os custos e o controle do mesmo eram prioridade;
- 1930 a 1950 – houve a criação da CLT, e visava-se estritamente o cumprimento da legislação;
- 1950 a 1965 – fase tecnicista, onde a burocracia era pensada como praticidade;
- 1965 a 1979 – através da revolução dos funcionários, o sindicato mostra-se peça chave para proteção dos mesmos.
- 1980 – planejamento estratégico como centro das organizações, sendo que a gestão de pessoas se inclui em tal planejamento.
Sendo assim, entendemos gestão de pessoas como especialidade que surgiu mediante a revolução industrial, onde o objetivo era o equilíbrio entre a empresa e seus colaboradores, buscando motivação, tratando-os como “peças-chave” desse sistema. Atualmente, com a administração participativa, os indivíduos detentores de inteligência, criatividade e habilidades, são o diferencial do processo competitivo presente no atual mundo industrial globalizado.
Ao ser empregado, o colaborador possui um contrato formal, representando os objetivos esperados pela empresa, bem como definição de função, horários a serem cumpridos e salário a ser ganhado, ao mesmo tempo, existe um “contrato psicológico” que representa a expectativa tanto do empregador quanto do empregado, onde há a possibilidade de haver sim compatibilidade entre os dois, porém, diante de uma relação aberta e negociável.
...