Os Recursos Humanos
Por: Elton Vilela • 17/3/2021 • Resenha • 732 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
.Para a próxima aula 12/03/2021: Resumo dos principais pontos da sua perspectiva das principais Teorias da Motivação. (pág. 7 a 46) do slide.
A teoria da hierarquia das necessidades, de Maslow mostra de forma esclarecedora e didática o que o ser humano busca em fases de sua vida. Sempre que conquista algo que almeja naquele momento ele vai ter novos objetivos, e isso pode variar de pessoa para pessoa, com algumas tendo ambições e objetivos diferentes. Entender essas necessidades humanas é fundamental para os gestores da organização saber como motivar seus funcionários.
As teorias X e Y de McGregor, aborda aspectos importantes que podem ser relacionados à pirâmide de Maslow, porém suas teorias abrangem com maior detalhe sobre como a organização pode motivar seus colaboradores através de incentivos e de uma gerência capacitada, para obter o máximo de produtividade.
A teoria dos dois fatores de Herzberg, diferente das teorias de Maslow e McGregor foi elaborada a partir de pesquisas empíricas, isso a torna mais confiável pois analisou de fato como os colaboradores das organizações se sentiam e também o que eles almejavam e quais eram seus propósitos. Os estudos foram de grande importância nas teorias das relações humanas, através deles Herzberg pode concluir que os fatores que levavam a insatisfação estavam relacionados às necessidades mais básicas do ser humano, como saciar a fome, a higiene, proteger-se de ameaças externas, já os fatores que levam a satisfação, por sua vez, estavam relacionados às necessidades superiores do ser humano, ao seu desejo de vencer desafios e, assim, alcançar o crescimento psicológico.
Na teoria de David McClelland ele apresenta relatos importantes das necessidades humanas nas organizações, como na necessidade de realização a vontade de assumir pessoalmente a responsabilidade por uma tarefa e também ficar com os créditos por sua realização, e em muitas das vezes mesmo sendo bons em seu trabalho, ao assumir uma posição mais elevada em sua área se revelam um fracasso, devido a baixa necessidade de poder. Um diferencial dessa teoria é que ela considera que as necessidades são características adquiridas ao longo da vida, o que possibilita a organização ajudar a contrabalançar o poder nas organizações.
A teoria de Alderfer ele propõe que não pode haver uma única teoria das necessidades válida para toda a humanidade, admitindo que, para algumas pessoas e algumas culturas, a prioridade das necessidades poderia ser diferente. Portanto sua escala seria apenas uma referência para os gestores, e não uma regra absoluta.
A teoria da equidade de John Stacey Adams propõe que a motivação depende da percepção que a pessoa tem sobre a relação entre as entradas (inputs) que ela coloca no trabalho e os resultados (outcomes) que obtém, essa percepção, porém depende de como ela compara sua relação entrada/resultados com a relação entrada resultados dos outros, isso apesar de não ser uma prática adequada para avaliação de seus esforços é muito comum nas organizações.
A teoria da expectativa desenvolvida por Victor Vroom é até hoje considerada uma das mais coerentes e completas, isso se deve provavelmente ao fato de apresentar a motivação como resultado de um complexo processo, envolvendo diversas variáveis e diferindo de pessoa para pessoa, pois isso a torna mais racional levando em consideração o que cada um tem em mente em relação ao que o motiva.
Gary P. Latham e Edwin A. Locke com a teoria do estabelecimento de metas, propõe que a motivação é a aplicação deliberada de esforços com vistas ao alcance de um objetivo consciente. Segundo eles, se observarmos profissionais com níveis semelhantes de conhecimento e habilidade, percebemos que alguns realizam a mesma tarefa melhor do que outros, o motivo pelo qual os autores justificam essa diferença é que as pessoas possuem diferentes metas de desempenho. A teoria proposta por eles se mostra bem completa propondo detalhes para o estabelecimento de metas a serem perseguidas, políticas de apoio, estratégia para enfrentamento de resistências, e feedback para acompanhar se está conseguindo cumprir as metas.
...