Os Sitemas de Produção
Por: Miuck • 20/3/2017 • Dissertação • 530 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
Sistemas de Produção
Entende-se por sistema o conjunto de partes que interagem entre sim com um objetivo comum. No meio empresarial as instituições adotam um sistema de produção para realizar suas operações produzindo produtos e serviços que atendam os requisitos de qualidade estabelecidos.
O sistema de produção de uma empresa é a forma pela qual a mesma define o tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços. Todo Sistema é composto pela entrada (insumos), processos (transformações) e saídas (resultados). Os processos que geram produtos são conhecidos como processos de conversão, pois transformam a matéria-prima até que ela chegue ao produto final, já os processos que geram serviços, são chamados de processos de transferência, pois há uma transferência de conhecimentos e/ou tecnologia.
Existem diversas formas de classificar os sistemas de produção e essa classificação tem por finalidade facilitar o entendimento dos atributos pertencentes a cada sistema de produção e como ela relaciona-se com as atividades de planejamento e o controle dos mesmos.
Por grau de Padronização.
Sistemas que produzem produtos padronizados ou produtos sob medidas.
Os produtos padronizados são bens ou serviços produzidos com alto grau de uniformidade. Geralmente são produzidos em grande escala e os clientes esperam encontra-los a sua disposição.
Os produtos sob medida são bens ou serviços customizados para um cliente específico como nesse sistema existe a espera do cliente para definir os produtos, estes não são produzidos para estoque e os lotes são normalmente unitários.
Por tipo de Operação
Os sistemas podem ser classificados em dois grandes grupos: processos discretos e processos contínuos.
Os processos contínuos envolvem a produção de bens ou serviços que não podem ser identificados individualmente. Normalmente são empregados quando existe alta uniformidade na produção, de forma que os produtos e processos produtivos totalmente interdependentes, não existindo flexibilidade no sistema.
Já os processos discretos envolvem a produção de bens e serviços que podem ser isolados em lote ou unidades, o que os particularizam uns dos outros. Esse tipo de processo se divide em:
- Repetitivos em massa: São utilizados quando se há uma grande escala de produtos altamente padronizados. Geralmente a demanda pelos produtos é estável, com poucas alterações em curto prazo, dessa forma a estrutura da montagem produtiva é pouco flexível.
- Repetitivos em lote: São utilizados em produções de médio volume de bens ou serviços padronizados. Sendo que cada lote segue uma série de operações que necessitam ser programadas à medida que as operações anteriores forem realizadas. Esse sistema é relativamente flexível.
- Por projeto: Objetiva atender uma necessidade específica de um cliente e todas as suas atividades são voltadas para realizar essa meta. Neste tipo de sistema os produtos tem a data específica para serem concluídos e uma vez finalizado, o sistema se volta para um novo projeto.
Pela natureza do Produto
Os sistemas de produção podem estar voltados para produção de bens ou serviços. Quando o bem produzido pode ser tocado ou visto, isto é, quando ele é tangível, diz-se que o sistema de produção é uma manufatura de bens. Quando o produto gerado é intangível, podendo ser apenas sentido, como uma consulta médica, diz-se que o sistema de produção é um prestador de serviços.
...