“Os biscoitos: Girls Scouts, TI e perspectivas para a Expansão.
Por: tallmeida • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 880 Palavras (4 Páginas) • 569 Visualizações
PESQUISA DE MERCADO
A Pesquisa de Mercado é um estudo com objetivo de identificar, conhecer e solucionar o problema das organizações. As pesquisas trazem benefícios, como auxiliam na tomada de decisões.
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO
Através das pesquisas, os gestores definem o novo comportamento dos clientes, mudanças e oportunidades de mercado.
A falta da pesquisa nas organizações pode provocar a perda (fracasso) de lançamentos de novos produtos e de empresas.
A pesquisa de mercado é um investimento necessário que pode economizar dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação com o mercado consumidor.
http://www.aprendendoaexportar.gov.br/flores/planejando/pesquisa.asp
1 - No estudo de caso, a MICROSOFT, deve fazer uma pesquisa de mercado para identificar o problema e indicar qual caminho a seguir.
Através dos dados pesquisados conhecer e entender por qual motivo existe resistência dos seus clientes quanto aos seus novos produtos. Trazendo-os para mais perto e apresentando as inovações em tecnologia, transformando a relação em parceria.
2 – Houve falha administrativa. Os gestores não sabem definir o seu ramo de negócio, se preocupando mais com o produto do que a necessidade dos clientes. A opinião dos clientes tem fundamental importância nas pesquisas de mercado das organizações. Eles apontam a escolha certa do produto, definindo as estratégias de venda.
MARKETING
Para Kotler e Keller (2006) A empresa, para ter sucesso financeiro necessita muitas vezes da influência de sua habilidade com Marketing, sendo que as diversas funções de negócios, como finanças, contabilidade e operações, não terão sentido se não houver uma demanda para os produtos e serviços suficientes para que a empresa obtenha lucro.
Conforme Kotler (1998, p. 27), “MARKETING é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”. Pode-se dizer que, a fundamentação de marketing tida por Kotler, esta relacionada à satisfação do cliente ao adquirir um produto ou serviço, e o que a empresa faz para que essa satisfação seja alcançada.
Através do Marketing os clientes se identificam com tal produto, dando o valor a criação comunicação, diferenciais entre os concorrentes, serviços de atendimento, destacando a qualidade do mesmo. Os clientes acabam adquirindo uma relação sentimental com a marca.
1 - Com o mercado competitivo, é fundamental conhecer as estratégias de seus concorrentes para poder traçar as próprias estratégias a fim de ganhar vantagens competitivas e prevê como os concorrentes reagirão, se protegendo criando concorrência contra ela mesma. Para obter destaque, as organizações devem criar produtos de qualidade e mais baratos.
O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso nos negócios. E o marketing afeta profundamente nossa vida cotidiana. Ele esta em tudo o que fazemos – das roupas que vestimos aos sites em que clicamos, passando pelos anúncios que vemos. (KOTLER, KELLER, 2006, p. 2)
http://www.aedb.br/seget/artigos10/381_Analise%20das%20estrategias%20de%20marketing%20-%20SEGET%20-%20ok!.pdf
Variáveis de comunicação suscetíveis de conjugar para atingir com maior eficácia e eficiência os objetivospretendidos. São as seguintes: publicidade, marketing direto, patrocínio e mecenato, relações públicas,promoções, merchandising.
Negociação
A arte de negociar está praticamente na maioria dos momentos, desde quem vai a farmácia a quem fazem altos investimentos. A habilidade é competência fundamental na negociação que atribui ações eficazes.
“Negociação importa em acordo e, assim, pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas a conversarem” (MATOS, 1985, p. 240).
A importância na negociação é o diálogo, a comunicação, a troca de experiências e opiniões, credibilidade, confiança.
Segundo Martinelli (1997, p. 104), para podermos nos aproximar de um acordo com a outra parte, precisamos:
- satisfazer as necessidades lógicas do outro lado;
- satisfazer as necessidades emocionais do outro lado;
- convencer o outro lado de que se está no limite máximo possível de ser atingido.
O negociador deve sempre está atualizado, acompanhar o desenvolvimento, saber o que está fazendo para tornar isso a seu favor.
...