TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os gerentes São Importantes?

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Gilza Clarice da Silva

        Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,

Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso

Salvador

2015

Estudo de Caso:

FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Projeto Oxigênio do GOOGLE: Os gerentes São Importantes?

REFERÊNCIA:

GARVIN, David A.; WAGONFELD, Alison B.; KIND, Liz; Harvard Business School. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?. Disponibilizado pela Universidade Estácio de Sá.

  1. Resumo

Os autores do texto destacam a origem da empresa Google criada em 1998, por Sergey Brin e Larry Page, e o seu crescimento e estabilização no mercado.

Os autores ainda destacaram que devido ao rápido crescimento do número de funcionários e a empresa ser muito plana, sem qualquer tipo de gerentes, os criadores do Google, Page e Brin, notaram a necessidade da criação do grupo de “operações de pessoal” dirigido por Laszlo Bock, que ajudava a executar o processo de revisão de desempenho, gerando um feedback para os gerentes e revisões anuais de 360 graus. Para tal, foi criado um grupo chamado “análises de pessoal”, liderado por Prasad Setty, formado por doutores com conhecimentos em metodologias rigorosas de pesquisa, que juntos abordaram questões relacionadas ou bem estar e a produtividade dos funcionários do Google, e uma das questões se destacou do resto: ‘Os gerentes são importantes?’.

Assim, surgiu o projeto Oxigênio, que através de feedbacks e relatórios, projetaram uma ferramenta de desempenho e não uma métrica de desempenho. O resultado dessas pesquisas confirmou a importância dos gerentes e ainda serviram para identificar oito comportamentos comuns entre os gerentes melhores avaliados em toda a empresa. Dentre os comportamentos, destacam-se: ser um bom instrutor e comunicador, expressar interesse pelo sucesso e bem-estar dos membros da equipe e ajudar os membros da equipe com o desenvolvimento da carreia. Relatórios de feedback foram criados e entregues aos gerentes com sugestões especificas sobre o que eles poderiam melhorar e treinamentos relacionados as descobertas do projeto Oxigênio foram realizados com a finalidade de ajudá-los a melhorarem a qualidade de gerenciamento.

  1. Comentários

Com base na leitura do texto, ficou clara que o gerente é uma peça fundamental em uma empresa, pois ele é responsável por gerenciar uma equipe garantindo inovação, equilíbrio na vida do trabalho como também o desenvolvimento da carreira dos funcionários membros da equipe. O gerente é um integrador responsável por manter e incentivar a boa comunicação entre os membros da equipe e bom pelo desempenho do projeto.

A pesquisa realizada pelo RH apresentou um papel importante para esclarecer aos funcionários que os gerentes não são ‘um mal necessário’, pois foi por intermédio destas pesquisas que se tornou possível observar, através dos gerentes que obtiveram melhor feedback, características marcantes que resultaram em satisfação no trabalho e melhores desempenhos dos funcionários. A identificação dos ‘oito comportamentos comuns’ entre os gerentes foi essencial para a elaboração de um plano de ação, onde o objetivo principal era o de ajudar aos gerentes a corrigir os pontos fracos na sua gestão, através de treinamentos e compartilhando os relatórios com todos os membros da equipe, melhorando assim o desempenho desta. O mais importante foi manter o anonimato dos funcionários para evitar qualquer desconforto entre eles e seus gerentes e apresentar maior transparência nas respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com