TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDCA - Ferramenta de Gestão

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.703 Palavras (23 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 23

PDCA - Método de Melhoria Contínua

Anderson da Silva Carpanezi[1]

Emanuel Rodrigues[2]

Guilherme Ferreira Silva[3]

Tulio Ruan[4]

Resumo

Desde a Revolução Industrial as indústrias, organizações e instituições buscam melhorar a gestão de seus serviços e modo de produção, um método de melhoria contínua foi aperfeiçoado durante toda a história da qualidade e tornou-se base para a qualidade no gerenciamento dos processos das empresas. Este trabalho tem como objetivo estudar a implantação do PDCA (Plan, Do, Check, Action) e mostrar seus resultados; redução de custos, aumento da produtividade e satisfação do cliente. A medotologia utilizada teve como base a pesquisa bibliográfica de artigos acadêmicos, livros e revistas especializadas em gestão e nas ferramentas da qualidade utilizadas no processo (Diagrama de Causa e Efeito, Brainstorming, Gráfico de Pareto, 5W2H, Folha de Verificação) que fornecem a fundamentação teórica do trabalho que por sua vez demonstra resultados financeiros importantes conquistados a médio e longo prazo, condicionado a dedicação de todas as pessoas da organização desde o mais alto da hierarquia até o chão de fábrica.

Palavra Chave: PDCA; MASP; método; processo.





INTRODUÇÃO

Culturalmente a grande maioria das empresas buscam inovação em produtos, processos e serviços, visando o lucro e espaço no mercado, até mesmo por uma questão de sobrevivência.Uma organização precisa buscar seus objetivos e metas a qual depende sua existência, para isso necessita-se de novas abordagens no sistema de gestão, esses procedimentos de gestão precisam proporcionar uma atualização constante e uma melhoria contínua.

Um dos procedimento de melhoria contínua mais conhecidos para gestão de qualidade é o uso do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) este método é usado por várias empresas e trás expressivos resultados.

Este trabalho buscou demonstrar rapidamente as origens das idéias do ciclo PDCA, também foi comentado de breve modo sua história e como vem sendo aprimorado.

O objetivo geral deste trabalho foi demonstrar o conceito e sua funcionalidade, suas várias etapas e sua metodologia.

Os estudos de caso tem como objetivo específico apresentar a aplicação real do método.

DESENVOLVIMENTO TÉORICO

Definição de Qualidade

Qualidade é um termo conhecido por todos, porém nem todos sabem definir o que é qualidade. Um ponto de partida para a qualidade é identificar as necessidades dos clientes, que são singulares para cada organização e mutáveis ao longo do tempo. Segue definições para qualidade segundo alguns grandes pensadores sobre o tema:

Crosby afirma que qualidade é conformidade com os requisitos.

Juran diz que qualidade tem dois significados que se unem como adequação ao uso, são elas:

Características de produtos que atendam as necessidades dos clientes.

Ausência de deficiências.

Feigenbaun atende qualidade como o total de características de marketing, engenharia e manutenção do composto produto e serviço, por meio das quais as expectativas do consumidor sejam atendidas.

Para a Fundação Nacional da Qualidade a qualidade engloba as características totais de uma entidade ou organização, as quais lhe conferem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos clientes e das demais partes interessadas. (TAVARES; NETO, HOLFFMAN, 2008 apud BARROS e BONFANI, 2015, p. 16)

Percebe-se que todos direto ou indiretamente concordam que a qualidade se preocupa em satisfazer as necessidades do cliente com redução de custos e aumento da produtividade:

Figura 1. Conceito básico da qualidade

[pic 1]

Fonte: Figura desenvolvida pelos autores, com base em informações extraídas do livro. (MELLO, 2011, p.4)

História da qualidade

      No âmbito organizacional a qualidade evoluiu ao longo do tempo, essa evolução se deu considerando a aplicabilidade de novos conceitos ferramentas e estudos sobre o assunto dividido em quatro eras: Era da Inspeção, Era do Controle Estatístico, Era da Garantia da Qualidade e Era da Gestão da Qualidade Total. (BARROS E BONFANI, 2014, p.5)

A evolução histórica da qualidade contribuiu para o desenvolvimento natural do ciclo PDCA que teve contribuição de grandes pensadores com os seguintes tópicos (MELLO, 2011) :

Inspeção: A preocupação com a qualidade surgiu com a inspeção dos produtos acabados quando predominava a manufatura, era feita em 100% dos produtos realizados pelo artífice com a preocupação de evitar que os produtos defeituosos chegassem ao consumidor final.

Com a revolução industrial no século XVIII as oficinas e os artesãos foram substituídos pelas fábricas e pelos operários que agora não precisava mais conhecer o processo produtivo, já que iria executar apenas uma parte do processo.

Era necessário agora criar inspetores que, usavam gabaritos e modelos padrão para determinar se o produto final estava ou não conforme.

Mas o aumento da produção tornou difícil a inspeção de todas as peças, veio então as primeiras ferramentas estatísticas com a determinação de médias e desvio padrão que auxiliavam a reconhecer as não conformidades.

Controle Estatístico da Qualidade CEQ: Com o aumento da produção em massa, tornou-se quase impossível a inspeção por questões de tempo e custo. Criou-se então mecanismos resumidos na estatística como a amostragem.  Watter A. Shewart (1930) responsável pelos métodos estatísticos no controle de qualidade implantou também setores específicos dedicados a qualidade.

Porém essa forma de inspecionar somente apontava e quantificava as peças defeituosas e ainda trouxe a responsabilidade da qualidade para apenas um setor.

Em 1940, Shewart criou o gráfico de controle de processos passando a controlar cada etapa do processo. O ciclo PDCA também leva o nome de ciclo de Deming, devido sua disseminação no Japão na década de 1950 e ciclo de Shewhart (1930) que foi professor de Deming e primeiro mentor do método.

A história do ciclo PDCA se funde com a história da qualidade e se divide em quatro partes básicas desde as primeiras máquinas da revolução industrial até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (461.2 Kb)   docx (311 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com