PIM II UNIP PROCESSOS GERENCIAIS
Por: guilhermereche91 • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.436 Palavras (6 Páginas) • 1.018 Visualizações
RESUMO:
Este projeto foi desenvolvido através de pesquisas e acompanhamentos da MINERVA S.A., empresa atuante no mercado alimentício que possui sua sede na cidade de Barretos- SP. Nele estão contidas informações acerca da história, constituição e ramo de atividade, bem como parâmetros de decisão com base na matemática aplicada, posicionamento ante a macroeconomia e as várias formas de utilização dos recursos materiais e patrimoniais.
Palavras Chave: Pesquisas, matemática, macroeconomia, recursos.
SUMÁRIO:
RESUMO........................................................................................................................01 INTRODUÇÃO.................................................................................................................01
CAPÍTULO 1- MATEMÁTICA APLICADA............................................................02
1.1-Informações gerais....................................................................................................02
1.2-Funções matemáticas aplicadas na administração do negócio..................................02
CAPÍTULO2- ECONOMIA E MERCADO...............................................................03
2.1-Influências do mercado nacional sobre o segmento..................................................03
2.2-Impactos econômicos sofridos pela instituição.........................................................03
2.3-Variáveis macroeconômicas e suas consequências...................................................04
CAPÍTULO 3- RECUSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS................................04
3.1-Procedimentos adotados pela organização quanto aos recursos...............................04
3.2-Planejamento e controle de estoque..........................................................................04
CONCLUSÃO................................................................................................................05
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................05
INTRODUÇÃO:
A empresa em destaque neste projeto é uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, exportação de gado vivo, além de atuar também no processamento de carne bovina, suína e de aves. É uma instituição com fins lucrativos inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sobre o número 67.620.377/0001-14. A Companhia opera 17 plantas de abate de bovinos sendo 11 localizadas no Brasil, 3 no Paraguai, 2 no Uruguai e 1 na Colômbia, com capacidade total de abate de 17.330 cabeças de gado por dia.
Desenvolvido através de pesquisas e acompanhamentos no dia a dia da companhia, o presente trabalho tem por objetivo a análise das diversas faces da matemática aplicada, a utilização de recursos materiais e patrimoniais, os impactos econômicos sofridos pelo segmento bem o posicionamento da instituição ante a macroeconomia.
1- MATEMÁTICA ALICADA:
1.1- Informações gerais:
O ramo de atuação da empresa em destaque é o alimentício, sendo sua função produção e comercialização de carne in natura, gado vivo e seus derivados em toda sua área de atuação. Atuante desde 1992 no mercado alimentício possui atualmente um quadro de funcionários com mais de oito mil colaboradores.
A Companhia reitera a solidez de suas atividades, informando que a receita bruta preliminar não auditada no período de outubro e novembro de 2014 totalizou cerca de R$ 1,4 bilhão, um crescimento de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período de 2013. A Companhia reitera também a confiança na sua estratégia em relação ao mercado interno, através de sua operação de distribuição, one stop shop, focada nos segmentos de food service e pequeno e médio varejo, além da gestão eficiente dos canais de exportação, permitindo à Companhia se posicionar de maneira adequada frente ao comportamento sazonalmente mais forte do mercado interno em razão do período de festas de final de ano.
Reitera o compromisso de transparência, seguindo as melhores práticas de governança corporativa, sempre com o intuito de informar precisamente todos os eventos relacionados às nossas operações.
1.2-Funções matemáticas aplicadas na administração do negócio.
Atuante no mercado como distribuidora e produtora a empresa em destaque, tem como base de seu trabalho a relação de custo X lucro. Faz uso em sua administração de juros compostos sobre títulos pendentes.
Seus funcionários (vendedores) são autorizados a aplicarem descontos sobre produtos, tendo como base a lei da demanda e da escassez, onde produtos mais procurados estão limitados a descontos menores.
Sugere-se a empresa uma política mais clara quanto à cobrança de juros, devendo ser objetivo da instituição não somente o lucro monetário, mas o lucro humano, com a apreciação dos clientes em relação à empresa.
2- ECOMONIA E MERCADO:
2.1-Influências do mercado nacional sobre o segmento.
Com constantes elevações das taxas de juros, desvalorização do Real ante o Dólar e desaceleração da economia nacional, atualmente o Brasil vive um grande momento de incerteza, especialistas acreditam em um período de esfriamento na economia do país. O segmento alimentício como qualquer outro segmento acompanha os altos e baixos da macroeconomia, em destaque podemos citar as varias altas de preço ao longo deste ano, como o segmento é de primeira necessidade toda e qualquer alteração logo é percebida. Podemos resumir a influência do mercado nacional como a ferramenta que impulsiona a demanda no segmento.
2.2-Impactos econômicos sofridos pela instituição.
A empresa em destaque vem ao longo do ano de 2016 limitando suas operações, tento em vista as incertezas econômicas e políticas. Com a elevação dos juros, desvalorização da moeda e alta carga tributaria só resta à instituição adotar um posicionamento cauteloso. Como numa dança aonde o cavalheiro conduz a dama, o mercado conduz as empresas dando sua cartada para vencer o conflito distributivo, restando à instituição em destaque dançar conforme a música. Em outras palavras, a indústria aumenta o preço de seus produtos visitando cobrir os gastos que aumentaram ao longo do ano, e a distribuidora resta apenas repassar o aumento.
...