PIM III - Marketing UNIP
Por: Joice Monique • 30/11/2015 • Monografia • 483 Palavras (2 Páginas) • 666 Visualizações
TEMA: Deficiência Visual
PROBLEMA: Como as escolas da rede municipal de São Leopoldo estão trabalhando a deficiência visual?
JUSTIFICATIVA: Imagina-se um grande número de crianças com algum diagnóstico de deficiência e se falando tanto em inclusão, vejo a necessidade de fazer este estudo para levantamento de dados e possíveis mudanças.
HIPÓTESES: Acredito que as escolas estão trabalhando com os alunos em situação de inclusão da deficiência visual, todavia estas inclusões estejam sendo feitas de forma equivocada, seja por despreparo dos profissionais da educação ou pelas próprias políticas públicas.
OBJETIVO GERAL: Analisar os procedimentos aplicados nas escolas do município de São Leopoldo para trabalhar a inclusão dos deficientes visuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levantar os dados sobre os possíveis alunos com deficiência Visual na rede municipal de ensino de São Leopoldo.
Descrever de que forma a educação municipal de São Leopoldo trabalha com estes alunos que possuem deficiência visual.
Identificar qual é o número de Deficientes Visuais na rede municipal de São Leopoldo.
REVISAO DE LITERATURA: Para construção deste artigo, tive como suporte os autores abaixo:
O autor Lima, que traz no texto sobre áudio-descrição, que vem de encontro para se trabalhar a deficiência visual nas escolas da rede pública de São Leopoldo.
A professora e minha tutora Iara Senger Aragão, que trabalha e desenvolve a áudio-descrição para crianças com deficiência visual.
O AMAC Associação Macaense de Cegos que traz também um pouco da história da educação para cegos e sua inclusão social.
Também trago o escritor Marco Antônio de Queiroz que fala do Braille, Computador e grafia, desenvolvido para pessoas com deficiência visual.
A autora Elizabet Dias Sá, que vem de encontro com a minha pesquisa, onde contribui para a inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão.
METODOLOGIA: A pesquisa será realizada través de entrevistas em escolas do município, alunos portadores de deficiência além de conversas com a SMED (prefeitura Municipal de São Leopoldo). Também pesquisas que tratam do assunto.
CRONOGRAMA:
Abril - Início do projeto de pesquisa
Maio - Contato com a Smed
Junho – 29/06 encaminhar via @ o esqueleto do artigo
Julho – 20/07 começar a coleta de dados de pesquisa junto ao NAPPI
Novembro– 30/11 Entrega do artigo
REFERÊNCIAS:
AMAC. Associação Macaense de Cegos. História da educação para Cegos. Bengala Legal, 2007.
Elizabet Dias Sá, Izilda Maria de Campos, Myriam Beatriz Campolina Silva. Atendimento Educacional Especializado. Brasilia/DF, 2007.
Filme – Black . Central Board Of Film Cerification. 2005.
Lima, Francisco J., Guedes, Marcelo C. Guedes, Lívia C. Audio-descrição : Orientações para uma prática sem barreiras atitudinais. 2002.
Lima,Francisco J. Guedes. Audio-descrição: Caminho para a acessibilidade e Igualdade de condições na escola – 10/2012 – blog ler para ver.com.
...