PIM IV Contabilidade
Por: Eliete Cohen • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.985 Palavras (8 Páginas) • 590 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. Justificativa
1.2. Problema
1.3. Objetivo
1.4. Objeto
1.5. Hipótese
1.6. Metodologia
2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA
2.1. O que é Suprimento de mão de obra?
2.2. Planejamento de Mão de Obra
2.3. Orgulho da Nossa Gente
3. DINAMICA DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
3.1. Processo Motivacional
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Suprimento de mão de obra é um sistema de informação utilizado pelas organizações para divulgar e oferecer ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego.
O recrutamento é feito partindo-se das necessidades de recursos humanos da organização, podendo ser necessidades presentes ou futuras, em determinado ponto do processo de recrutamento, pode-se identificar profissionais com perfil diferenciado que não se enquadre para o preenchimento da vaga presente, porém pode-se manter um banco de talentos para ser utilizado no futuro.
Segundo Chiavenato (2002), “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.
Vale um alerta de que o processo de suprimento de mão de obra é conhecido como recrutamento e seleção.
A Dinâmica das Relações Interpessoais trata do relacionamento entre pessoas praticamente desconhecidas que farão parte de um mesmo grupo em um ambiente dinâmico e bastante competitivo.
“As relações interpessoais são para o homem tão inerentes quanto sua própria existência. (BOWDITH E BUONO, 1999, p. 65)
1.1. Justificativa
Manter funcionários motivados é de suma importância para organização, pois implica em comprometimento, bom desempenho, qualidade na produtividade, e conseqüentemente na satisfação do cliente.
“É possível perceber o quanto é importante o profissional trabalhar motivado, pois suas atitudes serão de incentivo, mesmo que sejam influenciadas por pressões e demandas de sua família” (CHIAVENATO, apud OGATA, 2008).
Definir alternativas que estimule o trabalho dos profissionais dos diversos grupos dentro da organização, que mesmo realizado de forma técnica, possa agregar no crescimento, por meio de atividades de desenvolvimento e processo motivacional.
1.2. Problema
Quando a relação é formada por opiniões divergentes, a tendência é que o grupo tenha o mínimo de duração; essa relação somente poderá ter uma duração maior se os indivíduos chegarem a um denominador comum.
Toda empresa deveria ter um planejamento estratégico bem estruturado e com um bom banco de talentos para que ao surgir uma vaga o recrutamento seria muito ágil e econômico.
1.3. Objetivo
Baseando-se na vivência dos profissionais da área de gestão de recursos humano, o estudo será desenvolvido com intuito de contribuir para a empresa McDonald’s, que será base do estudo, como ferramenta para agilizar o recrutamento de novos colaboradores e manter uma ótima relação entre os diversos grupos da organização.
1.4. Objeto
Foi utilizada como estudo de caso a empresa McDonald’s, líder no segmento de serviço rápido de alimentação, se destaca pela qualidade dos produtos e do atendimento.
O McDonald’s é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo. Presente em 118 países, a rede possui mais de 31 mil restaurantes, onde trabalham 1,6 milhão de funcionários que alimentam dirariamente mais de 48 milhões de clientes.
No Brasil, a rede é operada desde 2007 pela Arcos Dourados, máster franqueada da marca McDonald’s em toda a América Latina. Presente no país desde 1979, o mercado brasileiro é um dos oito maiores da corporação e está entre os cinco com maior crescimento desde 2000, com mais de 1,6 milhões de pessoas passando diariamente pelos restaurantes.
Atualmente, são mais de 2.400 pontos-de-venda, entre restaurantes, quiosques e McCafé, distribuídos em todas as cinco regiões, 48 mil funcionários e R$ 249 milhões em impostos arrecadados e contribuições sociais.
A análise é referente a estratégia de recrutamento e seleção (suprimento de mão de obra) e gestão de pessoas.
1.5. Hipótese
Com o grande turn over a empresa deve ter uma estratégia de recrutamento e seleção muito bem estruturada para repor os profissionais com agilidade e manter o funcionamento dos restaurantes.
Se as atividades dos colaboradores dos restaurantes são desgastantes e limitadas, então é necessário mudar a gestão, reestruturando a execução das tarefas e inovando com ações motivacionais, que propicie o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.
1.6. Metodologia
A Metodologia adotada foi pesquisa documental.
Para a pesquisa documental utilizaram-se os dados disponíveis nos sites da empresa.
O Objetivo da pesquisa foi conhecer as estratégias aplicadas pela empresa McDonald’s, e identificar os pontos que necessitam ser desenvolvidos, com o intuito de criar alternativas que contribuam para motivar o trabalho desses profissionais.
...