PIM IV UNIP - Comércio Exterior - Embraer
Por: Danilo Carvalho • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 3.831 Palavras (16 Páginas) • 685 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
EMPRESA BRASILEIRA DE AERONÁUTICA S.A - EMBRAER
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
SÃO PAULO
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
EMPRESA BRASILEIRA DE AERONÁUTICA S.A - EMBRAER
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
DANILO PEREIRA DE SOUZA CARVALHO RA 1924330
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior 2019.
Orientador: Luis Oliveira
SÃO PAULO
2019
RESUMO
A Embraer S/A é um conglomerado transnacional brasileiro, fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, serviços e suporte na área. A empresa tem sede no município de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal.
A Embraer nasceu como uma iniciativa do governo brasileiro dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no país, em um contexto de políticas de substituição de importações.
O objetivo dessa pesquisa é identificar as características da empresa escolhida, analisar os processos utilizados de Teoria e Prática Cambial, Sistemática da Importação e Exportação, Dinâmica das Relações Interpessoais e Endomarketing, que são implantados e desta maneira colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o bimestre.
A Embraer é uma empresa em constante desenvolvimento e que busca sempre a restruturação para trazer inovação e qualidade ao mercado,
Palavras-chave: Teoria e Prática Cambial. Sistemática da Importação e Exportação. Dinâmica das Relações Interpessoais. Endomarketing. Embraer. Indústria de aeronaves. Brasil. Exportação. Importação.
SUMÁRIO
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
2 TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL 6
2.1 Swaps 7
2.2 Hedge accounting 8
2.3 Benefícios 10
3 SISTEMÁTICA DA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 10
3.1 Incentivos 11
4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 11
5 ENDOMARKETING 13
6 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1 INTRODUÇÃO
A Embraer é uma empresa brasileira que nasceu seguindo a necessidade do governo brasileiro de implementar a indústria aeronáutica no país, buscando melhorar o contexto de política de substituição de importações.
Em 1968 lança então o primeiro projeto governamental IPD-6504 que visa atender o transporte aéreo comercial, principalmente em pequenas cidades. Com sua capacidade de até 8 passageiros, de asa baixa, turbopropelida e bimotor. No ano seguinte, surge então a Embraer com o intuito de produzir o modelo em série, com o então denominado Embraer EMB-110.
No ano de 1969, a Embraer foi fundada como uma sociedade de economia mista vinculada com o Ministério da Aeronáutica, tendo como seu primeiro presidente o engenheiro Ozires Silva que havia liderado o desenvolvimento do avião, deixando seu cargo somente no ano de 1986 e retornando no ano de 1991 para conduzir o processo de privatização.
Após a privatização, a empresa passou por uma reestruturação e começou a apresentar novos projetos, o que a colocou como a terceira maior fabricante de jatos no mundo.
Em 2010, a empresa anunciou uma restruturação societária e passou de Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A para Embraer S/A, e nesse mesmo ano, foi aprovada a ampliação da área de atuação da empresa, que deixou de ser somente a área aeroespacial e começou a ser também sistemas de energia e áreas de sistema de defesa e segurança.
Mantendo seu posto de 3ª maior fabricante de aeronaves no mundo, com o faturamento anual em alta a cada novo ciclo, a Embraer emprega um total de 18 mil pessoas, sendo em torno de aproximadamente 16 mil funcionários em suas unidades no Brasil e 2 mil funcionários em suas unidades no exterior, divididos entre Estados Unidos e Portugal.
Tendo como seus principais concorrentes as empresas Bombardier em aviões de médio porte, Sukhoi com projeto de avião para uso civil e AVIC I com seu avião comercial com capacidade para 70 a 90 pessoas, a Embraer possui aeronaves projetadas com modelos de aviões militares, turboélices, aviões comerciais a jato, aviões executivos entre outros. Colocando-se assim frente aos seus concorrentes pelo amplo projeto que atende o mercado que busca alcançar.
Recentemente a empresa americana Boeing comprou 80% da Embraer, anunciando que a empresa resultante se chamará Boeing Brasil - Commercial, em uma mescla de português (Brasil) e inglês (‘commercial’). Os segmentos executivos e de defesa continuarão a ser Embraer.
2 TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL
O comércio de câmbio é composto de importadores e exportadores, ou compradores e vendedores, respectivamente. Além destes, há também a participação de outros agentes: Bancos, que realizam a intermediação das operações; Operadores de câmbio, que orientam os clientes acerca da legislação cambial e operações com os bancos; e os operadores credenciados e agencias de turismo e hotéis.
Podemos dizer que a Embraer desenvolve dois papéis nesta composição: importadora e exportadora. Importadora devido à compra de insumos, maquinários, e demais bens e serviços necessários para a produção nacional, e exportadora pelo fato de ser uma das maiores fabricantes e fornecedoras de aviões comerciais, executivos e de defesa do Brasil e no mundo, sendo a 7ª maior exportadora no ranking mundial, com cerca de U$$ 3,4 bilhões vendidos ao exterior em 2017. Com isso, ela é uma das principais recolhedoras de ICMS de São José e Taubaté, pesando consideravelmente nos recursos repassados aos municípios pelo Estado. Com certeza é uma das empresas mais importantes para a economia da região.
...