PLANO DE VIDA E CARREIRA: UM NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Por: janafiuza • 22/5/2015 • Artigo • 4.250 Palavras (17 Páginas) • 287 Visualizações
INSTITUTO DE TECNOLOGIA APLICADA – INTA[pic 1]
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
HOSANA DE MARIA SOARES MENDES
PLANO DE VIDA E CARREIRA: UM NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Sobral – CE
2015
[pic 2]
INSTITUTO DE TECNOLOGIA APLICADA – INTA
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
HOSANA DE MARIA SOARES MENDES
PLANO DE VIDA E CARREIRA: UM NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Monografia apresentada ao Curso de MBA em Gestão de Pessoas como
requisito final para a conclusão do curso e obtenção do título correspondente
pelo Instituto de Tecnologia Aplicada – INTA.
Orientador: Prof. Magno.
Sobral – CE
2015
“Não vemos as pessoas como são, vemos as pessoas como somos”
Anais Nin
INSTITUTO DE TECNOLOGIA APLICADA - INTA[pic 3]
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
HOSANA DE MARIA SOARES MENDES
PARECER DA COMISSÃO EXAMINADORA DA DEFESA DE MONOGRAFIA
HOSANA DE MARIA SOARES MENDES
PLANO DE VIDA E CARREIRA: UM NOVO PARADIGMA NA GESTÃO DE PESSOAS
A comissão examinadora, composta pelos professores abaixo, sob a presidência do primeiro, considera o (a) discente ................................................. APROVADO (A).
Sobral (CE), de de 2015
Prof. Magno.........................................(Orientador)
Prof. ...................................................(Membro)
Prof. ...................................................(Membro)
DEDICATÓRIA
Em especial ao meu Jesus, Senhor e Dono, Redentor, Majestoso e Misericordioso, por todas as bênçãos recebidas nesta jornada.
Aos meus mestres que indubitavelmente deram mais vida para os meus dias: Filadélfia, Marcos Ricarte e em especial, Silvério.
Aos meus pais Antônio Mendes e Beatriz Magalhães – que me criaram, deram sempre seu melhor por mim e permanecem exemplos de dedicação, coragem e determinação. Sempre ao meu lado me acolhendo, me entendendo e me orientando acerca do melhor caminho a seguir. Minha fonte de acreditação e amor, ferramentas que me levam a querer ir mais além do que posso ver, inspiração que me instiga continuamente a não parar e correr atrás dos meus objetivos: sem eles certamente não teria a força necessária para buscar realizá-los.
À minha filha Maria Eduarda Mendes, minha preciosidade, minha razão de perseguir meus sonhos: cada passo dado é uma forma de dizer que tudo é por ela.
Aos meus irmãos João Paulo Mendes e Hosângela Mendes, duas pessoinhas que estão sempre pensando no meu bem, no meu crescimento pessoal, profissional e que me incentivam a não desistir nunca.
AGRADECIMENTOS
Esta será mais uma fase vencida e o motivo principal é porque generosamente á cada amanhecer Deus me concede um novo dia para viver. Agradeço em especial ao meu Jesus, Senhor e Dono, Redentor, Majestoso e Misericordioso, por todas as bênçãos recebidas no caminhar desta jornada; Deus que me ama incondicionalmente e ao qual sou grata por me proporcionar sabedoria, coragem e acima de tudo confiança em mim mesma ao conceder-me repetidamente chance de recomeçar.
Aos meus pais, irmãos e filha que sempre me incentivaram a continuar e me ajudaram na conclusão deste objetivo.
Aos meus companheiros de sala de aula nas jornadas de sábados e domingos: vocês fazem parte dessa conquista tão valiosa para mim. Realmente uma gestão de aprendizado - mesmo com todas as dificuldades estávamos sempre juntos colaborando uns com os outros e dividindo conhecimento nos trabalhos, apresentações.
Meus amigos de vida especialmente minha cara Janaína Fiúza, que contribuiu muitíssimo para que eu concretizasse a realização desta nova etapa. Enfim, á todos que a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a minha formação.
EPÍGRAFRE
“Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim? Como posso dialogar, se me admito como um homem diferente, virtuoso por herança, diante dos outros, meros “istos”, em que não reconheço outros eu? [...] A autossuficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não tem humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncia do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber-se tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais.”. (Paulo Freire – Pedagogia do Oprimido, 1981)
RESUMO
O presente trabalho foi concebido a partir da demanda de real necessidade de aprimorar o desempenho dos indivíduos, tanto no trabalho como na vida pessoal, por meio do plano de vida e carreira – utilizando as técnicas de planejamento estratégico. Em sua elaboração foi abordada a conceituação de carreira: como realizar um plano para construí-la através de planejamento; discorrendo acerca de planejamento estratégico, o planejamento estratégico pessoal e a gestão do tempo. Assim foi desenhado um referencial teórico fundamentado na literatura consagrada acerca da temática.
...