PLANO DE CARREIRA
Artigo: PLANO DE CARREIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SharonDC • 27/10/2013 • 1.753 Palavras (8 Páginas) • 846 Visualizações
PLANO DE CARREIRA
Sharon Drechsler Coutinho
Profª Orientadora Sabrina Silveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (GTI0051) – Prática do Módulo I
18/09/12
RESUMO
Com o passar dos anos, o mercado de trabalho mudou bastante, não existe mais fidelidade entre empregador e empregado, ambos procuram as melhores oportunidades e qualificações. Em busca de reter os profissionais qualificados e estimular o aperfeiçoamento constante, as empresas empregam o plano de carreira, proporcionando uma melhor administração da carreira e do desempenho profissional. Esse trabalho visa salientar a necessidade do plano de carreia, como sendo a peça chave para o sucesso da organização.
Palavras-chave: Motivação. Qualificação. Resultado.
1 INTRODUÇÃO
Com a globalização, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, empresas buscam o aperfeiçoamento constante, para se manter no topo dos negócios. Mas para conseguir resultados satisfatórios é necessário ter colaboradores motivados e engajados com a organização.
Buscando alternativas para manter e estimular os bons funcionários, e garantindo sua equipe atualizada e eficiente, as empresas empregam o plano de carreira, potencializando as competências e proporcionando aos profissionais a possibilidade de crescimento de acordo com suas habilidades e comprometimento. Surge ai, um elo de parceria e responsabilidade.
Para criar um plano de carreira deve ser analisado o passado e o presente da organização, fazendo uma projeção de acordo com o planejamento estratégico da empresa, envolvendo o departamento de recursos humanos, gestores e colaboradores. Deverá ser transparente e flexível, estar aberto a mudanças e adaptações, já que o mercado de trabalho está em constantes transformação.
Mudou muito o mercado de trabalho, anos atrás um profissional entrava na empresa como estagiário e se aposentava, atualmente não existe mais isso, as pessoas querem muito mais, não se limitam no dia a dia, pensam em crescimento, valorização pessoal e profissional.
2 DESENVOLVIMENTO
O plano de carreira é fundamental para que as organizações não apenas sobrevivam neste mercado altamente competitivo, mas que se torne o diferencial. Ele deve ser elaborado de acordo com a cultura da empresa, devendo cooperar com o desenvolvimento do profissional e da corporação.
Não é uma tarefa fácil elaborar o plano de carreira, para criá-lo, a empresa deve observar toda a sua estrutura e onde pretende chegar, avaliar o perfil dos colaboradores e funções correspondentes, como também a política de salários, cargos, metas e competências, visando sempre alcançar os objetivos e expectativas da organização e dos profissionais.
È uma das melhores formas de reter os funcionários, com a expectativa de crescimento, os colaboradores ficam cientes de onde estão e o que precisarão fazer para conseguir a tão esperada elevação de cargo e salário. Sabendo que não ficarão estagnados em suas funções caso atinjam as metas estabelecidas. Para a empresa é uma das melhores formas de ter seus funcionários se qualificando de acordo com as exigências e modificações constantes do mercado.
Com o plano de carreira o funcionário sente-se motivado, produz mais para a empresa, sabendo o que pode alcançar, o mesmo também procura estudar e fazer cursos de aperfeiçoamento. Todos saem ganhando, funcionários satisfeitos e empresa com os melhores resultados.
2.1 INTEGRAÇÃO ENTRE COLABORADORES E GESTORES
As empresas que adotam o plano de carreira, tornam os colaboradores mais engajados e comprometidos com a companhia fazendo a grande diferença entre o sucesso e o fracasso, todos cúmplices, ocasionando um compromisso mútuo entre gestores e colaboradores, em busca das metas das organizações.
Chiavenato (1999, p.17) diz que “as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos”. As pessoas são o elemento fundamental para o sucesso da organização, começando desde os cargos mais simples até os diretores executivos, todos tem sua importância, resultando na eficácia do processo.
É uma troca de favores, que se faz totalmente necessária para enfrentar o mercado altamente competitivo, a necessidade de ter um diferencial é que faz com que as empresas se destaquem, isso tanto no ambiente internos (para colaboradores) como para externos (para clientes).
A relação entre todos os profissionais, deve ser de extrema harmonia, com total transparência entre deveres e obrigações, ambos devem entender o que um deseja do outro, assim o profissional tem total autonomia de sua carreira, sabe o que precisa e aonde pode chegar. É uma relação de cumplicidade entre todos.
2.2 O QUE É PRECISO PARA FAZER O PLANO DE CARREIRA
È mais indicado e fácil fazer nas grandes organizações, mas nada impede que empresas de pequeno porte o façam, mas se torna mais complicado como as mesmas por não ter tantos funcionários. Empresas de grande porte precisam primeiramente analisar o quadro de funcionários e observar as verdadeiras características de cada um, encaixando nas necessidades da empresa.
O primeiro ponto que deve ser analisado é o objetivo da organização, onde pretendem chegar e com base nisso elaborar estratégia para conseguir tal missão. Todos os setores devem ser envolvidos, pois os mesmos sabem a real necessidade, pontos fracos que deverão ser melhorados e pontos fortes que deverão ser mantidos.
Conforme Patricia Bispo do site RH.com.br, segue algumas dicas para a elaboração do plano de carreira:
1 - Ao convidar um profissional para elaborar um plano de carreira, a organização deve mostrar que essa iniciativa trará benefícios não apenas para a empresa, como também para o profissional. Afinal, as chances de ascensão na carreira e de empregabilidade tornam-se uma realidade.
2 - Dependendo da cultura organizacional, pode-se optar pela ascensão da "Carreira em Y" - trajetória que possibilita, em determinada fase, levar o trabalhador a passar por uma mudança e dar oportunidades para que o indivíduo migre para uma
...